Após susto das enchentes em Santa Quitéria, moradores dos bairros afetados voltam às residências e avaliam prejuízos | Diário Sobralense News

Após susto das enchentes em Santa Quitéria, moradores dos bairros afetados voltam às residências e avaliam prejuízos

A Prefeitura Municipal divulgou como dado oficial, que cerca de 150 famílias foram afetadas diretamente Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ Repr...

A Prefeitura Municipal divulgou como dado oficial, que cerca de 150 famílias foram afetadas diretamente

Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ


Reprodução

Após aproximadamente 48 horas desde o episódio assustador da enchente que afetou dezenas de famílias em Santa Quitéria, os trabalhos continuam nesta quinta. Com o nível do rio Jacurutu diminuindo gradualmente ao longo do dia de ontem, muitos moradores começaram a retornar às suas residências para iniciar os processos de limpeza, avaliação de danos e tentar recuperar os prejuízos. A Prefeitura Municipal divulgou como estatística oficial, que cerca de 150 famílias foram afetadas diretamente.


Os bombeiros militares e servidores da Defesa Civil do Ceará seguem atuando, em conjunto com a Defesa Civil municipal e a Secretaria de Proteção Social. Foram disponibilizadas 200 cestas básicas e kits de higiene pessoal, além de ações preventivas em outros pontos da passagem do rio.

Reprodução

A Voz de Santa Quitéria percorreu algumas das áreas mais prejudicadas, como o bairro Cinzas. Antes chegando na altura da cintura dos moradores, a lâmina d'água ainda estava em grande quantidade dentro dos quintais. Irene Pinheiro compartilha que conseguiu salvar apenas o colchão e a televisão, perdendo todo o restante dos móveis e mantimentos.

Reprodução

Já Albeniza Bezerra, do mesmo bairro, não teve danos em seus pertences, mas relembra o que sentiu: “Passei o dia todo chorando, desde a hora que me levantei que eu vi aquele ‘aguão’ aqui, ‘ave maria’, meu alento só era chorar, não tinha outro meio”, e completa: “as mulheres diziam que eu só procurasse meus documentos, meu cartãozinho do dinheiro, pra nós sair e deixar as coisas, ai eu imaginava ‘e pra gente comprar outras?’ a gente tira da boca pra comprar aquelas coisinhas”.
Reprodução

Além da assistência direta às famílias afetadas, as autoridades estão concentrando esforços na inspeção das barragens de pequeno, médio e grande porte, e seus respectivos sangradouros. Relatos de diversas partes do município indicam que há comunidades isoladas, incapazes de acessar a sede devido ao transbordamento dos açudes e rios, que bloqueiam completamente as passagens molhadas e estradas.
Reprodução

Nas pontes dos bairros Flores e Pereiros, que ficaram completamente tomadas pelas águas, mesmo com considerável diminuição, a travessia ainda continuava impossibilitada.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 5512795160274092905

Destaques da semana

Links indicados

item