Entenda a bactéria no cérebro que deixou Paulinha em coma | Diário Sobralense News

Entenda a bactéria no cérebro que deixou Paulinha em coma

Vocalista do Calcinha Preta está em coma e internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a problemas renais Com informações de...

Vocalista do Calcinha Preta está em coma e internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a problemas renais

Com informações de Hyndara Freitas/Metrópoles

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica grave e geralmente transmitida de pessoa para pessoa, pelas das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta, pela ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes de infectados. Internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a problemas renais, a vocalista do Calcinha Preta, Paulinha Abelha, que segue em coma, foi diagnosticada com a bactéria no cérebro.

Paulinha Abelha | Reprodução/Instagram

A situação da artista tem mobilizado fãs e colegas de trabalho nas redes sociais e em frente ao hospital onde está internada. Mesmo tendo sido transferida para uma unidade referência em São Paulo, seu quadro é grave e preocupante. Ao mesmo tempo, também reacende a preocupação sobre a doença, cujos sintomas (alguns) podem ser combatidos através da vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A DOENÇA

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. os sintomas variam, sendo os mais comuns: dor de cabeça, febre, rigidez do pescoço, náusea, vômito, mal estar, confusão mental e manchas vermelhas na pele. No caso das virais, o tratamento é sintomático.

Já a bacteriana exige o uso de antibiótico. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior o sucesso no tratamento.

VEJA MAIS
PREVENÇÃO

Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningites bacterianas, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A tipo C deve ser administrada nos primeiros meses de vida dos bebês (duas doses aos 3 e 5 meses de idade e um reforço aos 12 meses).

A vacina pneumocócica 10 valente (Pncc 10) deve ser aplicada duas doses aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses. Nos casos dos tipos A, B, Y e W 135, só é possível obter por meio das clínicas particulares.

Para os casos de meningites virais, não existe prevenção.

Veja mais em diariosobralense.com

Related

Celebridades 516474913027794343

Destaques da semana

Links indicados

item