Mais dois açudes sangram no Ceará | Diário Sobralense News

Mais dois açudes sangram no Ceará

Dois açudes atingiram 100% de seu volume este ano nesta quarta-feira (28), conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os...

Dois açudes atingiram 100% de seu volume este ano nesta quarta-feira (28), conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os dois reservatórios são o açude São Pedro Timbaúba, em Miraíma e Acaraú Mirim, em Massapê. Ambos localizados na Região Norte do Ceará.

Reprodução

São Pedro Timbaúba pertence à Bacia do Litoral e tem capacidade para 15,7 milhões de metros cúbicos. Já o Acaraú Mirim tem o volume de 52 milhões de metros cúbicos.

O primeiro foi o açude Germinal, em Palmácia, no Maciço de Baturité. Atualmente, sete reservatórios cearenses estão com volume acima de 90% da capacidade. São eles: Acaraú Mirim, Arrebita e São Vicente, que pertencem à bacia do Acaraú; Caldeirões, na bacia do Alto Jaguaribe; Curral Velho, na Bacia do Banabuiú; e Cauhipe e Gavião, na bacia Metropolitana.

Ainda conforme a Cogerh, 45 açudes monitorados estão com sua capacidade abaixo dos 30%.

Leia também:

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 24,20% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 50,72% do volume máximo. O Banabuiú está com 36,95%.

Fonte: G1


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 7402871566918633181

Destaques da semana

Links indicados

item