Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2024 | Diário Sobralense News

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2024

De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabiliza 214 óbitos por dengue e outros 687 ainda sob investigação Créditos: Metrópoles Image...

De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabiliza 214 óbitos por dengue e outros 687 ainda sob investigação

Créditos: Metrópoles
Imagem: Reprodução

O Brasil ultrapassou, nesta quinta-feira (29/2), a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, entre confirmados e prováveis. A informação consta na atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

Ao todo, são 1.017.278 casos prováveis somente neste ano.

Até o momento, o país contabilizou 214 óbitos por dengue e outros 687 ainda sob investigação. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 501 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da Federação com maior taxa de incidência por número de habitantes segue sendo o Distrito Federal, que contabilizou mais de 100 mil casos somente neste ano, com incidência de 3.575,1 infecções a cada 100 mil habitantes.

Vale lembrar que, em todo o ano de 2023, foram registrados 1.658.816 casos prováveis de dengue. O Ministério da Saúde avalia que o país registrará em 2024 o dobro de casos do ano passado.

“A gente já tem uma avaliação de que é possível que nós venhamos a ter o dobro de casos do ano passado, por esse histórico de já haver um aumento em 2023 e também destes dois fatores: mudanças climáticas e circulação de mais de um sorotipo de dengue”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O volume de casos de dengue registrados no início deste ano apresenta um padrão atípico quando comparado à série histórica da proliferação da doença. Como informou o Ministério da Saúde, houve também uma antecipação do pico de casos para os primeiros dois meses do ano.

Até o momento, sete unidades da Federação (Acre, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) decretaram estado de emergência após a alta nos casos de dengue nos primeiros meses de 2024.

A pasta da Saúde chegou a destinar R$ 1,5 bilhão de recursos federais no apoio aos estados e municípios no combate à dengue.

Dia D contra a dengue

O Ministério da Saúde, em parceria com governos estaduais e municipais, convocou uma mobilização contra a doença. O Dia D, que traz como tema “10 minutos contra a dengue”, está marcado para este sábado (2/3).

A pasta federal estima que cerca de 75% dos focos de dengue estejam nos domicílios. Confira algumas instruções da pasta:

1. Mantenha a caixa-d’água bem fechada;
2. Receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
3. Amarre bem os sacos de lixo;
4. Coloque areia nos vasos de planta;
5. Guarde pneus em locais cobertos;
6. Limpe bem as calhas de casa; e
7. Não acumule sucata e entulho.

Vacinação

O Ministério da Saúde tem realizado a distribuição das vacinas contra a dengue para municípios selecionados. A imunização começou no início deste mês para crianças de 10 e 11 anos.

As doses foram enviadas para Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Brasil 1338590873288123430

Destaques da semana

Links indicados

item