Nova estação de tratamento de esgoto do bairro Cidade José Euclides começa a ganhar forma | Diário Sobralense News

Nova estação de tratamento de esgoto do bairro Cidade José Euclides começa a ganhar forma

Uma das maiores reclamações dos moradores é quando a falta de saneamento no bairro Uma das obras mais aguardadas pelos moradores da Cidade J...

Uma das maiores reclamações dos moradores é quando a falta de saneamento no bairro

Uma das obras mais aguardadas pelos moradores da Cidade José Euclides, na periferia de Sobral, segue na construção do sistema de esgotamento sanitário do bairro. Um dos mais populosos da cidade. Além dos serviços de execução da nova rede de saneamento, o projeto também segue na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, até o momento, três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Com 30% de execução, a expectativa de conclusão é para o segundo semestre deste ano.

Foto: Nildo Nascimento.

Estação Elevatória de Esgoto é uma unidade de tratamento que conta com bombas hidráulicas e tanques, que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos. Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é responsável por prover o tratamento necessário para dispor, adequadamente, os efluentes em um corpo hídrico.

Foto: Nildo Nascimento.

Uma das reclamações dos moradores que, vez ou outra, ocorrem em pontos da cidade é quanto a identificação de pontos com esgoto estourado e água suja, que corre a céu aberto, causando proliferação de insetos e fedor. A ETE que está sendo construída tem capacidade de tratamento de esgoto de aproximadamente 180 mil litros/hora.

O investimento aplicado na obra é superior a R$ 30 milhões, com recursos do tesouro municipal e do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

VEJA MAIS


Alguns pontos da cidade também vêm recebendo obras complementares ligadas ao saneamento. “Viabilizadas por recursos do Prodesol, essa obras vem atendendo as premissas da Lei do Saneamento Básico para a universalização do abastecimento de água e do tratamento da rede de esgoto”, pontua a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima e complementa. “Em adição às infraestruturas construídas, a população recebe ligações intradomiciliares que possibilitam a conexão de suas residências à rede coletora de esgoto”.

Fonte: Sistema Paraíso

Related

Sobral 8272991678863407272

Destaques da semana

Links indicados

item