CRAS ajudam no atendimento a famílias durante a pandemia em Sobral | Diário Sobralense News

CRAS ajudam no atendimento a famílias durante a pandemia em Sobral

A ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Sobral, chega a pouco mais de 80 grupos Foto: Reprodução Atividades r...

A ampliação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Sobral, chega a pouco mais de 80 grupos

Foto: Reprodução

Atividades realizadas por meio das redes sociais. Essa tem sido a saída encontrada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no atendimento em saúde e acompanhamento social, em tempos de isolamento. As atividades são ofertadas nos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Sobral, e utilizam números de telefone e mensagens para alcançar cerca de 84 grupos espalhados pelo município.

Para quem não tem acesso à internet, além da ligação telefônica, o último caso é a visita domiciliar, especialmente, aos idosos que não acessam redes sociais. Os técnicos, profissionais de nível superior que atuam nos Cras e acompanham a execução dos trabalhos, planejam as atividades diárias com os orientadores e educadores sociais, que realizam as ações com as famílias. Crianças, adolescentes, adultos e idosos interagem nas atividades propostas, que seguem a metodologia de percursos adaptada ao cotidiano e com materiais disponíveis em casa. As principais atividades são brincadeiras, jogos, atividades físicas, incentivo à leitura, desenhos, musicalização, confecção de brinquedos com material reciclável, dentre outras.

Segundo a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Andrezza Aguiar Coelho, “o Serviço de Convivência tem fortalecido os laços familiares e comunitários, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida em família”, afirma. Em Sobral, são 1.602 participantes distribuídos em diferentes ciclos divididos por idade: até 6 anos, de 7 a 14 e de 15 a 17, além de idosos.

 VEJA MAIS

Nos próximos meses, todos os 396 Cras do Estado receberão um kit de computadores. Ao longo do ano, também será entregue um veículo para cada município cearense, para atender às demandas da Assistência. O reforço vem do Governo do Estado, que garantirá o repasse de R$ 16,9 milhões para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), por meio de todos os Cras cearenses. O recurso é encaminhado aos municípios, pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Fonte: Sistema Paraíso

Related

Sobral 5496067984311213499

Destaques da semana

Links indicados

item