Polvo "dumbo": conheça o inusitado animal que mora no fundo do mar; vídeo | Diário Sobralense News

Polvo "dumbo": conheça o inusitado animal que mora no fundo do mar; vídeo

Se você já achou ele fofo pela foto, espere para ver o vídeo do animal quando ainda era um recém-nascido Deixe de lado os vídeos de gatinhos...

Se você já achou ele fofo pela foto, espere para ver o vídeo do animal quando ainda era um recém-nascido

Deixe de lado os vídeos de gatinhos fofos por alguns minutos e dê uma chance para o adorável bebê polvo dumbo, gênero que tem esse nome por conta de suas barbatanas que parecem orelhas.

Foto: NOAA OKEANOS EXPLORER Program, Gulf of Mexico 2014 Expedition / Flickr

O pequeno cefalópode foi encontrado durante uma expedição marítima na região noroeste do Oceano Atlântico, realizada por pesquisadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Durante a excursão Deep Atlantic Stepping Stones, os pesquisadores encontraram formas que pareciam pequenas bolas de golfe próximas a ramos de corais, em uma profundidade de dois mil quilômetros abaixo da água. Ao avaliar o material, perceberam que as bolinhas eram, na verdade, ovos.

Em pesquisa publicada no periódico Current Biology, os cientistas revelam que os primeiros deles se chocaram, mas estavam vazios. Alguns outros abriram e de dentro saíram massas gelatinosas brancas. Por fim, do último conjunto de ovos, saiu o polvo dumbo.

Inicialmente, a pequena criatura não se movia após ser chocada – talvez porque ela tivesse nascido prematura devido ao estresse que sofreu por ter sido tirada de seu habitat. Contudo, com o tempo, o animal foi ganhando forma.

Essa é a primeira vez que os pesquisadores tiveram a oportunidade de acompanhar a incubação de um polvo dumbo de perto, de forma que decidiram gravar os primeiros movimentos do cefalópode.

Os polvos dumbo (cientificamente conhecidos pelo gênero Grimpoteuthis) vivem no fundo dos oceanos, em profundidades de três a quatro mil metros abaixo da água, o que dificulta o contato de seres humanos com a criatura. 

Veja ao vídeo:



O bichinho foi submetido a análises para que os cientistas pudessem descobrir a espécie dele, mas nenhum resultado definitivo foi encontrado. Segundo os pesquisadores, o estudo ajudou a entender que polvos se formam muito cedo e já nascem com tudo o que precisam para viver independente de seus habitats.

O pequeno polvo dumbo, por exemplo, já nasceu com a cartilagem de sua barbatana, de sua concha interna e com uma musculatura forte o suficiente para que pudesse nadar. Quando saiu do ovo, seus tentáculos também já tinham um número ideal de ventosas desenvolvidas, além de olhos capazes de observar o ambiente e um saco vitelino que lhe provia sustância por um período de tempo até que ele fosse capaz de caçar sua primeira refeição.

VEJA MAIS





“Fiquei impressionado com a complexidade do sistema nervoso central, o tamanho de suas barbatanas e de sua concha interna. No entanto, sendo um zoólogo, o aspecto mais interessante dessa descoberta é a interação entre o ovo do polvo dumbo e as colônias de corais no fundo do mar”, avaliou pesquisador do Instituto Oceanográfico de Woods Hole.

Fonte: Revista Galileu

Related

Animais 3562352379471290638

Destaques da semana

Links indicados

item