Consumir mais fibras melhora bem-estar físico e mental | Diário Sobralense News

Consumir mais fibras melhora bem-estar físico e mental

A ingestão de fibras atua diretamente na saúde do intestino, órgão responsável pela imunidade e sensação de bem-estar Reprodução Você já ouv...

A ingestão de fibras atua diretamente na saúde do intestino, órgão responsável pela imunidade e sensação de bem-estar

Reprodução

Você já ouviu a expressão que chama o intestino de “segundo cérebro”? Acontece que a saúde do órgão está associada a diversos problemas do organismo, como mudanças no comportamento, mau humor, constipação, inflamações e até mesmo a diminuição da produção de endorfina, conhecida como hormônio da felicidade e do bem-estar. No entanto, a ingestão de fibras pode ajudar a diminuir esses sintomas.

“O processo digestivo resume-se na digestão dos alimentos, absorção de seus nutrientes e a evacuação. Quando esse fluxo não está adequado, a pessoa pode ter sintomas como constipação, diarréia, desconfortos, gases entre outros. Além disso, o mau funcionamento do intestino vai impactar negativamente na qualidade de vida pessoal e profissional do indivíduo. As fibras são extremamente importantes para essa regulação, proporcionando maior saciedade e ajudando diretamente, tanto na absorção como na evacuação”, explica a nutricionista da startup Vitamine-se, Carolina Tavares.

Segundo cérebro

Diversos estudos indicam que o cérebro e o intestino estão diretamente conectados pelo chamado eixo intestino-cérebro. Isso quer dizer que o mau funcionamento de um pode interferir na atividade do outro. Além disso, negligenciar a saúde intestinal pode alterar sua microbiota, e esse desequilíbrio pode afetar o metabolismo, a imunidade, o humor e até mesmo influenciar no descontrole glicêmico.

Veja também:

Uma pesquisa realizada pelo instituto CONECTAi Brasil aponta que 76% dos brasileiros sentem que o funcionamento do intestino impacta diretamente na qualidade de vida. Entre os mil entrevistados, a maioria (82%) não utiliza recursos para auxiliar nesse processo. No entanto, o mercado dispõe hoje de inúmeros produtos que auxiliam no funcionamento intestinal. Consumir fibras solúveis, por exemplo, pode ser uma ótima opção para quem busca melhorar a saúde do órgão.

Importância das fibras

Carolina reforça que as fibras são uma ótima escolha para quem necessita de um resultado mais eficiente. “Hoje já é possível encontrar suplementos compostos por um mix de fibras para quem quer mais praticidade e funcionalidade. Mas é importante buscar produtos que sejam livres de corantes e conservantes artificiais e que, em sua fórmula, combinem as fibras corretas para auxiliar o bom funcionamento e também preservar a flora intestinal”, comenta a nutricionista.

Dentre os principais benefícios proporcionados pela ingestão de fibras, a profissional destaca:

Saciedade, o que auxilia no controle de peso;

Estímulo do crescimento de bactérias benéficas para o intestino;

Controle de glicose, colesterol e diabetes;

Melhora do sistema imunológico e prevenção contra diversas doenças, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e diabetes, por exemplo.

“Para o consumo de fibras em pó, o indicado é que a pessoa faça a ingestão de uma dose de 10g em 200ml de água ou suco, podendo também ser consumido conforme a orientação de um médico ou nutricionista”, finaliza Carolina.

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/consumir-mais-fibras-melhora-bem-estar-fisico-e-mental-entenda.phtml - By Redação - Foto: Shutterstock

Related

Saúde 3965182523583958216

Destaques da semana

Links indicados

item