Moscas no Brasil podem transmitir bactéria associada à úlcera | Diário Sobralense News

Moscas no Brasil podem transmitir bactéria associada à úlcera

"Em análise de 116 moscas de diferentes continentes, cientistas encontraram o patógeno 'Helicobacter pylori' em amostras brasil...

"Em análise de 116 moscas de diferentes continentes, cientistas encontraram o patógeno 'Helicobacter pylori' em amostras brasileiras. A presença da bactéria é um dos indicadores de úlcera e gastrite"

Reprodução

Moscas podem carregar centenas de diferentes espécies de bactérias prejudiciais aos seres humanos, diz estudo publicado no “Scientific Reports” nesta sexta-feira (24). Pesquisadores analisaram 116 moscas de três diferentes continentes – algumas delas foram coletadas no Brasil.

Nessas amostras do país, pesquisadores encontraram o patógeno Helicobacter pylori, bactéria presente em pacientes de úlcera e gastrite. Até hoje, segundo o estudo, não se considerava que as moscas pudessem ser uma possível rota de transmissão.

(Pesquisadores usaram microscópio eletrônico para encontrar células e partículas bacterianas no corpo da mosca. Na imagem, microscópio eletrônico capturou em detalhes a cabeça do inseto).

As rotas de transmissão mais comuns são a passagem de pessoa para a pessoa por meio da saliva ou o contato direto com vômito ou material fecal. A bactéria também pode ser transmitida por meio de comida e água contaminada.


 
Quem apresenta sintomas associados à úlcera faz testes para a detecção dessa bactéria. O que é a úlcera?

A úlcera ocorre quando o estômago perde a camada que o protege e, por isso, começa a apresentar feridas em sua superfície. A condição pode ser causada tanto pela H. Pylori quanto por uso abusivo de medicamentos como ibuprofeno e aspirina. Não há evidências suficientes para afirmar que alguns tipos de comida ou estresse elevado levam à doença. O vômito com sangue é um dos principais alertas.

Moscas estão constantemente expostas à matéria em decomposição porque elas usam fezes e matéria orgânica para nutrir sua prole. Ainda, moscas de ambientes urbanos apresentam a maior quantidade de bactérias.

A maioria dos patógenos é transmitida pelas patas e pelas asas, onde há uma maior diversidade de micro-organismos. Cientistas acreditam que o papel das moscas na transmissão de doenças não tem sido plenamente analisado por autoridades de saúde pública. 

Fonte: g1.globo.com

Related

Saúde 5364502782152799426

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item