Peixe com mãos? Animal marinho é encontrado pela primeira vez em 20 anos | Diário Sobralense News

Peixe com mãos? Animal marinho é encontrado pela primeira vez em 20 anos

Nadando pelas águas profundas da Austrália, um peixe nada comum foi visto pela primeira vez há mais de 20 anos. O mais inusitado é que membr...

Nadando pelas águas profundas da Austrália, um peixe nada comum foi visto pela primeira vez há mais de 20 anos. O mais inusitado é que membros semelhantes a mãos foi detectado no animal marinho por mergulhadores. O peixe-mão rosa, com o nome científico de Brachiopsilus dianthus, foi encontrado pela última vez na costa da Tasmânia, em 1999.

Imagem: Parks Australia


O encontro só foi possível pela presença de um robô que passeia pelo fundo dor mar com uma câmera para examinar corais, lagostas e peixes. Foi então que ao analisarem as imagens das gravações, viram o peixe-mão-rosa nas filmagens. O animal aparece à direita da tela, atrás de algas marinhas, sendo atraído pela câmera que possui uma isca, alvo de disputa de duas lagostas.

Além disso, tal feito só ocorreu poucas vezes e para precaver a espécie, as autoridades classificaram a o peixe como ameaçada de extinção. Os cientistas estão esperançosos com o encontro pelo fato que pode ser um sinal que o número da espécie esteja crescendo

“Esta descoberta oferece esperança para a sobrevivência contínua do peixe-mão rosa, visto que eles têm um habitat e uma distribuição mais amplos do que se pensava”, explicou o biólogo marinho Neville Barrett, associado da Universidade da Tasmânia.

De acordo com o biólogo, “a maior surpresa foi encontrar um peixe-mão rosa na região a uma profundidade de cerca de 120 metros”. Isso porque o peixe-mão rosa leva esse nome por conta das barbatanas em forma de mão que usa para andar no fundo do mar.




Ashlee Bastiaansen – outro profissional da Universidade da Tasmânia – falou em entrevista ao canal ABC, que as “mãos” do peixe chama muita atenção: “Eu dei uma olhada mais de perto e fiquei surpresa ao ver suas mãozinhas”. Os pesquisadores contam que o peixe-mão rosa é nativo apenas da Austrália e podem ser encontradas no parque marinho da Tasmânia, que é uma área de preservação do tamanho da Suíça.

Imagem: Parks Australia

Fonte: Olhar Digital

Related

Animais 1557140121084953137

Destaques da semana

Links indicados

item