Verão na França: Torre Eiffel fecha devido à onda de calor
A torre Eiffel fechou para visitação a partir das 16h desta terça-feira (23), conforme horário local que equivale as 11h de Brasília, devido...
https://www.diariosobralense.com/2026/06/verao-na-franca-torre-eiffel-fecha.html
A torre Eiffel fechou para visitação a partir das 16h desta terça-feira (23), conforme horário local que equivale as 11h de Brasília, devido à previsão de temperaturas muito elevadas por causa da onda de calor que atinge a França, assim como boa parte da Europa.
![]() |
| Torre Eiffel Foto: Pexels/Stephen Leonardi |
Em mensagem que explica o fechamento da torre, o site da empresa encarregada da operação do emblemático monumento parisiense destacou que “a torre Eiffel se adapta”.
Para os visitantes, o último acesso possível foi às 12h15 (horário local), e, no caso dos clientes do restaurante, o limite foi às 13h30 (horário local). Todos os visitantes com ingressos afetados pelo fechamento excepcional foram orientados a consultar suas mensagens, e as visitas canceladas serão reembolsadas automaticamente.
A França viveu nesta terça-feira a madrugada mais quente desde o início dos registros em nível nacional, em 1947, com uma temperatura mínima média de 21,6°C, superando o recorde anterior de 21,4°C registrado em 25 de julho de 2019, segundo informou o Météo France.
Na segunda-feira (22), a temperatura nacional durante o dia foi de 29,3°C em média, a terceira mais alta desde que esses registros começaram a ser feitos, no fim da Segunda Guerra Mundial. Os serviços meteorológicos acreditam que hoje ou nos próximos dias o recorde de 29,4°C será superado, podendo até atingir a marca de 30°C.
No total, 54 das cerca de 100 províncias francesas estão no nível máximo de alerta, o vermelho, por causa do calor, e outras 35 estão no nível logo abaixo, o laranja. Isso significa que mais de 90% da população francesa está exposta a temperaturas consideradas extremas ou excepcionais pelos serviços meteorológicos.
– Diante da onda de calor, cuidamos uns dos outros. Estejamos coletivamente atentos aos nossos idosos, às nossas crianças e às pessoas isoladas ou frágeis – pediu o presidente francês, Emmanuel Macron, em mensagem na rede social X.

O calor intenso levou o governo francês a elevar o nível do seu plano ORSAN, que organiza a resposta de saúde em situações excepcionais, para reforçar o atendimento e a coordenação, adaptar as atividades e mobilizar o pessoal necessário se a situação exigir.
*Com informações da Agência EFE
Para os visitantes, o último acesso possível foi às 12h15 (horário local), e, no caso dos clientes do restaurante, o limite foi às 13h30 (horário local). Todos os visitantes com ingressos afetados pelo fechamento excepcional foram orientados a consultar suas mensagens, e as visitas canceladas serão reembolsadas automaticamente.
A França viveu nesta terça-feira a madrugada mais quente desde o início dos registros em nível nacional, em 1947, com uma temperatura mínima média de 21,6°C, superando o recorde anterior de 21,4°C registrado em 25 de julho de 2019, segundo informou o Météo France.
Na segunda-feira (22), a temperatura nacional durante o dia foi de 29,3°C em média, a terceira mais alta desde que esses registros começaram a ser feitos, no fim da Segunda Guerra Mundial. Os serviços meteorológicos acreditam que hoje ou nos próximos dias o recorde de 29,4°C será superado, podendo até atingir a marca de 30°C.
No total, 54 das cerca de 100 províncias francesas estão no nível máximo de alerta, o vermelho, por causa do calor, e outras 35 estão no nível logo abaixo, o laranja. Isso significa que mais de 90% da população francesa está exposta a temperaturas consideradas extremas ou excepcionais pelos serviços meteorológicos.
– Diante da onda de calor, cuidamos uns dos outros. Estejamos coletivamente atentos aos nossos idosos, às nossas crianças e às pessoas isoladas ou frágeis – pediu o presidente francês, Emmanuel Macron, em mensagem na rede social X.

O calor intenso levou o governo francês a elevar o nível do seu plano ORSAN, que organiza a resposta de saúde em situações excepcionais, para reforçar o atendimento e a coordenação, adaptar as atividades e mobilizar o pessoal necessário se a situação exigir.
*Com informações da Agência EFE




