Número de raios no Ceará em janeiro acende alerta sobre cuidados no período chuvoso
A região do Cariri liderou o ranking de incidência de raios Reprodução Somente em janeiro deste ano , quase 41 mil raios foram registrados...

https://www.diariosobralense.com/2025/01/numero-de-raios-no-ceara-em-janeiro.html
A região do Cariri liderou o ranking de incidência de raios
![]() |
Reprodução |
Somente em janeiro deste ano, quase 41 mil raios foram registrados no Ceará, de acordo com a Enel Distribuição Ceará. O número corresponde a 14% das 275 mil descargas atmosféricas contabilizadas ao longo de 2024, evidenciando a intensidade das tempestades no início de 2025.
A região do Cariri liderou o ranking de incidência de raios, seguida pelo Sertão de Crateús e o Sertão de Sobral. Entre os municípios mais atingidos até o momento estão Santa Quitéria, Crato, Granja, Aurora e Sobral. As informações foram coletadas pelo Sistema de Monitoramento e Alerta, responsável por acompanhar chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas em todo o Estado.
Diante do cenário, especialistas reforçam a importância de medidas preventivas para evitar acidentes durante o período chuvoso. Quando estiver ao ar livre durante tempestades, é essencial evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e linhas elétricas ou telefônicas. Além disso, deve-se manter distância de campos abertos, árvores isoladas, postes, locais elevados e corpos d’água, como praias e piscinas.
Dentro de casa, cuidados também são indispensáveis. Recomenda-se não utilizar aparelhos conectados à tomada, como celulares e tablets, evitar chuveiros ou torneiras elétricas e suspender reparos em instalações elétricas durante tempestades.
Com o aumento das descargas atmosféricas, redobrar a atenção aos protocolos de segurança é fundamental para proteger a população e reduzir os riscos de acidentes.
Fonte: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso
Siga os canais do Diário Sobralense no seu celular, e fique por dentro de tudo!
Escolha a sua comunidade: