Furtos de fios no Ceará tem redução de 27,7% | Diário Sobralense News

Furtos de fios no Ceará tem redução de 27,7%

Foram apreendidos 1.909 metros de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações em todo o estado Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso ...

Foram apreendidos 1.909 metros de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações em todo o estado

Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Foto: Site do Governo do Estado do Ceará

O estado do Ceará registrou uma queda expressiva nos crimes de furtos de fios, que afetam tanto o fornecimento de energia elétrica quanto de serviços de telecomunicações. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve uma redução de 27,7% nesse tipo de delito, entre janeiro e novembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 328 casos registrados em 2023, contra 454 em 2022.

A capital Fortaleza também apresentou uma diminuição de 22,3% nos furtos de fios, passando de 179 ocorrências em 2022 para 139 em 2023. A SSPDS atribui os resultados positivos ao trabalho estratégico e integrado das Forças de Segurança, que inclui a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Além das ações ostensivas e investigativas, as Forças de Segurança contam com o apoio de tecnologias como o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e o Agilis, que permitem o acompanhamento em tempo real de situações suspeitas e a comunicação rápida entre os agentes. Outro parceiro importante é a Enel Distribuição Ceará, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, que auxilia na identificação e na denúncia dos crimes de furtos de fios.

Além de reduzir os furtos de fios, as Forças de Segurança também conseguiram recuperar parte do material subtraído e prender os envolvidos nesse tipo de crime. De janeiro a novembro de 2023, foram apreendidos 1.909 metros de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações em todo o estado, sendo 1.194 metros somente em Fortaleza.

Em uma das ocorrências, a PMCE capturou um homem suspeito de furto de fios duas vezes em menos de uma semana, com o auxílio do Nuvid. Em outra, a PCCE prendeu em flagrante um suspeito de receptação e apreendeu mais de 29 quilos de fios de cobre, além de uma motocicleta com a placa adulterada.

A PCCE também realiza constantes fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. A SSPDS ressalta que a população pode colaborar com o combate aos furtos de fios, denunciando qualquer atitude suspeita por meio do número 190 ou do aplicativo Agilis.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 4132001807819320495

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item