Santa Quitéria trabalha para manter índice de vacinação contra febre aftosa superior a 90%
Até dia 30 de dezembro, os criadores/produtores poderão adquirir as vacinas nas revendas Créditos: A Voz Sta. Quitéria Foto: Toninho Tavares...
https://www.diariosobralense.com/2023/12/santa-quiteria-trabalha-para-manter.html
Até dia 30 de dezembro, os criadores/produtores poderão adquirir as vacinas nas revendas
Créditos: A Voz Sta. Quitéria
Segundo o supervisor regional e veterinário Dr. Hamilton Júnior, o município teve um leve declínio no período mais intenso da pandemia, no entanto, vem conseguindo índices de vacinação considerados excelentes, que chegam até 94,64%. "Todas as regiões de Santa Quitéria apresentam percentual equivalente. Já estamos muito próximos de ficar livre da vacinação", citando que a primeira campanha de 2023 teve uma média de 40 mil bovinos, de todas as idades. Desta vez, é voltado para os animais de até 24 meses, avaliados em torno de 15 mil.
Francisco, morador do Riacho das Carreiras, já vacinou o seu gado e protegeu os animais contra a doença infecciosa. “As vacas leiteiras já foram {vacinadas}, se pode dar doença é melhor cuidar logo e evitar que pegue, mas graças a Deus vem dando certo”, disse o produtor, com orgulho.
“É importante lembrar que alguns criadores pensam que é só vacinar e pronto, mas não. Tem duas formas de fazer a declaração: indo até a Ematerce (onde trabalha provisório) ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ou pela internet no Portal do Produtor, para podermos saber”, concluiu Hamilton, destacando que no ano seguinte, já estão confirmadas as duas campanhas de maio e novembro e que o atendimento destas será realizado diretamente nas novas instalações da Adagri.
Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!
Escolha a sua comunidade: