Santa Quitéria trabalha para manter índice de vacinação contra febre aftosa superior a 90% | Diário Sobralense News

Santa Quitéria trabalha para manter índice de vacinação contra febre aftosa superior a 90%

Até dia 30 de dezembro, os criadores/produtores poderão adquirir as vacinas nas revendas Créditos: A Voz Sta. Quitéria Foto: Toninho Tavares...

Até dia 30 de dezembro, os criadores/produtores poderão adquirir as vacinas nas revendas

Créditos: A Voz Sta. Quitéria

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Com prazo de encerramento no próximo dia 30, Santa Quitéria intensifica os esforços nos últimos dias da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Até esta data, os criadores/produtores poderão adquirir as vacinas nas revendas, tendo como data-limite para declarar a vacinação junto a Adagri, o dia 16 de janeiro de 2024. A expectativa é para que o município mantenha o mesmo indicador de animais vacinados nos últimos cinco anos, ultrapassando os 90%, que é o mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Segundo o supervisor regional e veterinário Dr. Hamilton Júnior, o município teve um leve declínio no período mais intenso da pandemia, no entanto, vem conseguindo índices de vacinação considerados excelentes, que chegam até 94,64%. "Todas as regiões de Santa Quitéria apresentam percentual equivalente. Já estamos muito próximos de ficar livre da vacinação", citando que a primeira campanha de 2023 teve uma média de 40 mil bovinos, de todas as idades. Desta vez, é voltado para os animais de até 24 meses, avaliados em torno de 15 mil.

Francisco, morador do Riacho das Carreiras, já vacinou o seu gado e protegeu os animais contra a doença infecciosa. “As vacas leiteiras já foram {vacinadas}, se pode dar doença é melhor cuidar logo e evitar que pegue, mas graças a Deus vem dando certo”, disse o produtor, com orgulho.

“É importante lembrar que alguns criadores pensam que é só vacinar e pronto, mas não. Tem duas formas de fazer a declaração: indo até a Ematerce (onde trabalha provisório) ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ou pela internet no Portal do Produtor, para podermos saber”, concluiu Hamilton, destacando que no ano seguinte, já estão confirmadas as duas campanhas de maio e novembro e que o atendimento destas será realizado diretamente nas novas instalações da Adagri.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 2871365214949056888

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item