Halo Solar: fenômeno é registrado no céu do Ceará | Diário Sobralense News

Halo Solar: fenômeno é registrado no céu do Ceará

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse fenômeno não é raro e não está diretamente ligado à ocorrên...

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse fenômeno não é raro e não está diretamente ligado à ocorrência de chuvas.

Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ

Foto: Marciel Bezerra

O fenômeno conhecido como Halo Solar atraiu olhares no céu do Ceará nesta segunda-feira (4). A cidade de Cedro, no centro-sul do estado, foi um dos locais onde esse brilho peculiar ao redor do sol foi observado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse fenômeno não é raro e não está diretamente ligado à ocorrência de chuvas.

De acordo com o Portal GCmais, o Halo Solar é um dos fenômenos ópticos, comparável ao arco-íris, irisação e raio crepuscular. Sua origem está nas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera, situadas entre 6 a 18 km de altura.

Leia também:

O brilho ocorre de maneira semelhante ao arco-íris, com a luz passando pelos cristais de gelo e resultando nas cores familiares. No entanto, neste caso, o formato circular é influenciado pela geometria específica desses cristais.

A Funceme esclarece que, em condições atmosféricas propícias ao aumento de umidade, esse fenômeno pode ocorrer, e muitas vezes podem o associar a um indicativo de chuvas.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 336254644422330772

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item