Ceará volta a receber água do Rio São Francisco | Diário Sobralense News

Ceará volta a receber água do Rio São Francisco

O Ceará voltou a receber água do Rio São Francisco nesta quinta-feira (13), após o acionamento do Núcleo de Controle Operacional da Integraç...

O Ceará voltou a receber água do Rio São Francisco nesta quinta-feira (13), após o acionamento do Núcleo de Controle Operacional da Integração do São Francisco, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. O momento foi acompanhado pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero, além de outras autoridades.

Reprodução

“O diálogo e o apoio do Governo Federal são fundamentais na conquista de tudo isso. A nossa palavra é gratidão. A água é um bem muito precioso, sobretudo para nós, nordestinos. Teremos um caminhão pipa bombeado a cada segundo, chegando para as nossas famílias. É por meio dessas obras que podemos ter esperança de ter a água, em quantidade cada vez maior, para seguir desenvolvendo os nossos estados”, disse Jade Romero durante o evento.

O Núcleo de Controle é responsável por abastecer os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte com as águas do São Francisco, mas estava paralisado desde novembro de 2022, por conta de serviços de manutenção no conjunto de bombas da Estação de Bombeamento EBI-3.

Agora, com a liberação, a água da estrutura proveniente do Rio São Francisco será enviada até a Barragem de Jati (CE) e, posteriormente, ao Cinturão de Águas do Ceará (CAC).

Segurança hídrica
O bombeamento irá aumentar a segurança hídrica do Ceará, visto que será uma fonte disponível para eventuais crises, além de ajudar nos uso de recurso hídrico para múltiplos usos.

Quando necessário, as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco irão percorrer os 53 quilômetros do trecho emergencial do Cinturão das Águas até o Riacho Seco, no município de Missão Velha, depois fluirá para o Rio Salgado e Rio Jaguaribe, até, finalmente, alcançar o açude Castanhão.

Esse trajeto é de 350 quilômetros. Uma vez que a água chega ao Castanhão, a transferência para a Região Metropolitana de Fortaleza será efetuada pelo Eixão das Águas.

Fonte- G1

Related

Ceará 2803319812614694519

Destaques da semana

Rádio Ao Vivo!

SIGA-NOS

item