Comer uma maçã por dia faz bem ao coração, mostra estudo | Diário Sobralense News

Comer uma maçã por dia faz bem ao coração, mostra estudo

A maçã possui flavanóis, composto associado a diversos benefícios para o coração. Conheça outros alimentos que possuem a substância Receba n...

A maçã possui flavanóis, composto associado a diversos benefícios para o coração. Conheça outros alimentos que possuem a substância

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Foto: Shutterstock

A maçã é uma grande aliada do coração. Isso porque a fruta possui flavan-3-ols (flavanóis), substância que ajuda a melhorar e manter a saúde cardíaca. Uma revisão de mais de 150 estudos concluiu que o composto químico, também encontrado no vinho tinto e no chocolate amargo, pode melhorar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

Os benefícios foram comprovados por um grupo internacional de pesquisadores, e o trabalho foi financiado pela Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos. Ao analisarem 157 ensaios clínicos randomizados e 15 estudos de coorte, eles observaram que os flavanóis estavam associados à pressão arterial mais baixa – o que, aliás, reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e derrames.

Veja também:

Além disso, o composto melhorou os níveis de colesterol, e diminuiu as taxas de colesterol “ruim” (HDL). Em altos níveis, o HDL pode trazer danos à saúde do coração. “Para reduzir o risco de doença cardiovascular, recomendamos consumir 400mg-600mg de flavan-3-ols, por dia. Isso equivale a duas xícaras de chá, algumas frutas vermelhas ou roxas e uma maçã. É muito mais eficaz ingerir sua quantidade diária como alimentos ou bebidas saudáveis ​​do que tomar um suplemento”, afirmou o professor Gunter Kuhnle, especialista em nutrição da Universidade de Reading, ao portal de notícias Daily Mail Online.

Alimentos com maior concentração de flavanóis

Chá verde – 320mg de flavan-3-ol em uma xícara (de 240ml)

Chá preto – 280mg em uma xícara (de 240ml)

Amoras – 65mg em 160g

Chocolate amargo – 20mg em 18g

Vinho tinto – 15mg uma taça de 150ml

Maçãs – 15mg por maçã pequena

Mirtilos – 10mg em 150g

Uma maçã por dia previne diversas doenças

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma porção da fruta diariamente pode prevenir diversas enfermidades. A pesquisa analisou mais de 8 mil pessoas durante um ano. Neste período, 10% dos participantes comeram uma maçã todos os dias. Essas pessoas precisaram tomar menos medicamentos e ficaram doentes com uma frequência menor, quando comparados aos outros 90%.

“A maçã é capaz de tirar a dor de estômago e ainda auxilia no combate à gastrite, pois funciona como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”, afirma a Dra.Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/comer-uma-maca-por-dia-faz-bem-ao-coracao-mostra-estudo.phtml - By Redação

Related

Saúde 4052370159534916916

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item