11 Problemas de saúde que o cansaço pode provocar | Diário Sobralense News

11 Problemas de saúde que o cansaço pode provocar

"Cansaço constante nem sempre indica sono excessivo ou esgotamento físico. O quadro merece atenção porque pode estar relacionado a algu...

"Cansaço constante nem sempre indica sono excessivo ou esgotamento físico. O quadro merece atenção porque pode estar relacionado a alguns problemas de saúde"

Créditos: vix.com

Reprodução

Conheça algumas doenças que podem estar roubando sua energia e como tratar cada uma delas:

Cansaço excessivo: o que pode ser?

1 - Anemia:

A condição é caracterizada pela deficiência de ferro no sangue e falta de oxigênio nas células, e pode provocar não somente fadiga excessiva, como também irritação e dificuldade de concentração. O principal tratamento é através da suplementação de ferro através de medicamentos ou uma dieta com alimentos que são boas fontes do mineral.

2 - Falta de vitamina D:

A deficiência também pode causar cansaço excessivo e, para evitar o problema, procure tomar pelo menos 10 minutos de sol por dia para obter o nutriente ou apostar em alimentos que ajudam a obter vitamina D.

3 - Depressão:

Além de insônia e tristeza profunda, a doença também é caracterizada por esgotamento físico que aparece sem motivo aparente e gera desânimo e prostração. O tratamento é multidisciplinar e envolve uso de medicamentos e terapia.

4 - Resistência à leptina:

Ocorre quando o tipo de hormônio não é reconhecido pelo corpo. O quadro faz com que, além do cansaço, o paciente sinta fome o tempo todo, já que o organismo deixa de receber corretamente a energia para executar tarefas do dia a dia.

5 - Desidratação:

A falta de água no corpo provoca redução no volume de sangue, fazendo com que o coração passe a bombear de forma menos eficiente, roubando energia e causando cansaço. Procure beber pelo menos 2 litros de água por dia para evitar o problema.

6 - Diabetes tipo 2:

Além de cansaço, outros sintomas comuns da doença são sede excessiva e visitas ao banheiro com mais frequência do que o normal. Além de tratamentos com medicamentos orais ou injetáveis, a condição pode ser controlada com a prática de atividades físicas e cuidados com a alimentação.

7 - Endometriose:

Provocada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina, a condição é séria e, em alguns casos, pode causar infertilidade. Além do cansaço, a doença pode causar cólicas menstruais intensas e persistentes.

Veja também:

8 - Hepatites A, B ou C:

As condições possuem diferentes níveis de gravidade, mas podem compartilhar sintomas em comum, como cansaço excessivo, tontura, ânsia de vômito, febre, eliminação de urina escura e/ou fezes brancas, além de corpo amarelado, principalmente os olhos.

9 - Hipotireoidismo:

A doença caracterizada pela incapacidade da glândula da tireoide em produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo também pode gerar fadiga excessiva.

10 - Tireoide de Hashimoto:

A condição afeta a tireoide e, como desregula a produção hormonal, tem o cansaço como um de seus sintomas.

11 - Narcolepsia:

Trata-se de uma condição neurológica que afeta o controle do indivíduo sobre o próprio sono e a capacidade de se manter acordado, causando assim a sensação constante e excessiva de cansaço. A doença ainda não tem cura, mas os principais sintomas podem ser controlados através de medicamentos, com estimulantes do grupo das anfetaminas e remédios antidepressivos.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Saúde 4734845112020946384

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item