Vídeo: Criatura de quase três toneladas é o maior peixe ósseo já descoberto; veja | Diário Sobralense News

Vídeo: Criatura de quase três toneladas é o maior peixe ósseo já descoberto; veja

Uma imensa criatura de quase três toneladas descoberta recentemente em uma ilha de Portugal estabeleceu um novo recorde mundial como o maior...

Uma imensa criatura de quase três toneladas descoberta recentemente em uma ilha de Portugal estabeleceu um novo recorde mundial como o maior peixe ósseo já registrado, segundo um estudo publicado no Journal of Fish Biology este mês.

Créditos: Olhar Digital

Pesquisadores analisaram o cadáver do peixe-sol gigante descoberto nos Açores. Imagem: Associação Naturalista do Atlântico

Conhecido como peixe-sol gigante ou peixe-sol-de-cabeça-grande, o animal, de nome científico Mola alexandrini, foi descoberto em dezembro de 2021, flutuando sem vida ao largo da costa da Ilha do Faial, nos Açores — um arquipélago português no Oceano Atlântico Norte.

De acordo com um comunicado da Associação Naturalista do Atlântico, uma organização sem fins lucrativos de conservação e pesquisa da ilha, as autoridades locais recolheram a pesada carcaça e a conduziram ao porto para que pudesse ser devidamente examinada. A análise apontou que o peixe tem cerca de 3,6 metros de altura e aproximadamente 3,5 metros de comprimento, pesando 2.744 kg.

Ainda segundo o comunicado, os pesquisadores também analisaram o conteúdo estomacal do peixe-sol e colheram amostras de seu DNA.

“Esse é um espécime verdadeiramente majestoso”, disse o autor principal do estudo, José Nuno Gomes-Pereira, biólogo marinho da Associação Naturalista do Atlântico, em entrevista ao site Live Science. “As fotos de seu cadáver não fazem justiça ao quão incrível ele deve ter sido na água”.

Veja também:


Segundo o Guinness World Records (o famoso livro dos recordes), o detentor anterior do título de peixe ósseo mais pesado era outro peixe-sol gigante, capturado no Japão em 1996, que pesava cerca de 2.300 kg.Os peixes-sol recebem esse nome não em razão de sua forma corporal circular, mas porque eles se aquecem na luz solar na superfície do oceano, o que os cientistas acreditam ser a maneira como eles se recuperam depois de longos mergulhos em águas frias e escuras em busca de comida.

Embora esses animais possam ser encontrados em todo o mundo, seus números exatos são desconhecidos.

Em junho, pescadores no Camboja encontraram o peixe de água doce mais pesado do mundo. Da espécie Urogymnus polylepis, a arraia gigante tinha quatro metros de comprimento e pesava 300 kg.


Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Animais 948041700835711465

Destaques da semana

Links indicados

item