Elmano de Freitas é eleito governador do Ceará em primeiro turno | Diário Sobralense News

Elmano de Freitas é eleito governador do Ceará em primeiro turno

O candidato do PT, Elmano de Freitas , foi eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições de 2022. Com 94,54% das urnas apuradas ...

O candidato do PT, Elmano de Freitas, foi eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições de 2022. Com 94,54% das urnas apuradas no Estado, neste domingo (2), em uma eleição muito disputada, Elmano conseguiu 53,69 % dos votos válidos e com isso assegurou a vitória no primeiro turno.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Foto: Mateus Dantas

Também foi eleita como vice do petista a ex-secretária Executiva de Esportes do Governo do Estado, Jade Romero (MDB).

O candidato do União Brasil, Capitão Wagner, recebeu 32,16% dos votos válidos e ficou em segundo lugar. Na disputa, o candidato do PDT, Roberto Cláudio, alcançou o terceiro lugar com 14,02% dos votos válidos.

Os resultados consolidados nas urnas confirmam as tendências captadas na quarta rodada da pesquisa Ipec Ceará, quando, na véspera da eleição, apontava Elmano com 44% das intenções de votos válidos; Wagner em seguida, com 37%; e Roberto Cláudio com 18%.

A disputa foi acirrada, mas o resultado consolidou a mesma dinâmica que ocorreu no Estado em outros 6 pleitos (dos 8 realizados até 2018) ao Governo desde a Constituição Federal de 1988 - que estabeleceu o segundo turno. Desde essa época, em apenas dois momentos, 2002 e 2014, a eleição não foi decidida no primeiro turno.

TRAJETÓRIA

Elmano de Freitas foi o candidato escolhido pelo PT depois do racha do partido com o PDT no Estado, após 16 anos de aliança. A definição da candidatura de Elmano ocorreu já no final da pré-campanha depois que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi escolhido pelo PDT para concorrer ao Governo do Estado, em detrimento da tentativa de reeleição da governadora Izolda Cela (sem partido).

Elmano é advogado, deputado estadual, sendo o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Ceará. Na campanha, ele contou com forte apoio de Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará e candidato eleito ao senado nesta eleição.

(Diário do Nordeste)

Related

Politica 2248635878879848848

Destaques da semana

Links indicados

item