Entenda o que é a Doença do Tatu, que causou morte de jovem no Nordeste | Diário Sobralense News

Entenda o que é a Doença do Tatu, que causou morte de jovem no Nordeste

 Adolescente de 17 anos morreu e amigo está internado em estado grave. Os dois tiveram contato com um fungo encontrado em solo contaminado C...

 Adolescente de 17 anos morreu e amigo está internado em estado grave. Os dois tiveram contato com um fungo encontrado em solo contaminado

Créditos: Metrópoles

Reprodução

Um adolescente de 17 anos morreu, no último sábado (20/8), depois de sofrer complicações provocadas pela Doença do Tatu, um problema de saúde provocado pelo fungo Paracoccidioidomicose (PCM), presente em tocas nas quais o animal habita.

O caso ocorreu em Simões, cidade ao Sul de Teresina, no Piauí. O rapaz, o irmão e um amigo – que também ficaram doentes – tiveram os primeiros sintomas há cerca de um mês, após retornarem de uma caçada de tatus. Eles se queixaram de falta de ar e febre.

transmissão do fungo Paracoccidioidomicose (PCM) ocorre quando o homem inala os esporos – estruturas produzida pelo fungo – ao entrar em contato com o solo contaminado de buracos habitados por tatus.

Veja também:

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do município esclareceu que a doença não é transmitida diretamente dos animais para o ser humano ou de uma pessoa contaminada para outra.

Os pacientes desenvolvem lesões na pele, tosse, febre, falta de ar e ínguas. O comprometimento pulmonar causado pelo fungo pode levar à morte.

No caso de Simões, a vítima foi levada ao Hospital Regional de Picos com sintomas graves e não resistiu. O irmão dele teve quadro mais leve e segue fazendo acompanhamento médico para tratar os sintomas. O amigo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Picos em estado grave.

Siga o Telegram do Diário Sobralense e fique por dentro das últimas notícias de hoje.

Related

Brasil 4974624209303058132

Destaques da semana

Links indicados

item