Turista se afoga no Buraco Azul no CE; ator de programa da Globo tentou salvá-lo | Diário Sobralense News

Turista se afoga no Buraco Azul no CE; ator de programa da Globo tentou salvá-lo

O turista Uilgner dos Santos Rodrigues, de 30 anos, morreu afogado na segunda-feira (21) enquanto nadava no Buraco Azul, um ponto turístico ...

O turista Uilgner dos Santos Rodrigues, de 30 anos, morreu afogado na segunda-feira (21) enquanto nadava no Buraco Azul, um ponto turístico em Cruz, no Ceará.

Créditos: ISTOÉ / As informações são do UOL.

 Técnico de manutenção de equipamentos, o homem morava no Guarujá, no litoral de São Paulo, e estava curtindo as férias com a namorada, Beatriz Carvalho. 

Uilgner dos Santos Rodrigues morreu afogado enquanto nadava no Buraco Azul / Foto: Reprodução

De acordo com testemunhas, Uilgner ficou cerca de 30 minutos embaixo d’água. Dois salva-vidas no local tentaram o resgate e contaram com a ajuda de outros visitantes para localizar e retirar a vítima do lago. O homem foi localizado desacordado. Ele foi levado para a UPA de Jericoacoara, mas já chegou à unidade sem vida.

O Buraco Azul surgiu após uma escavação para retirada de areia e barro para a construção da rodovia CE-182. Em 219, com as fortes chuvas que caíram sobre a região, a água, turva, acumulou na cratera e o local virou atração por causa da cor azul turquesa.

O ator Bruno Miranda, o ‘Borat’ de ‘Amor & Sexo’, da TV Globo, estava visitando o local com a esposa, Mariana, e conta que tentou socorrer o rapaz. “Quando eu vi aquela cena, não tive dúvida, me ofereci para ajudar. Eu nado desde os 3 anos, pego onda. A gente fez então um círculo de pessoas para cobrir o perímetro e começamos a mergulhar”, disse em entrevista ao portal.

“A água tinha uns quatro metros de profundidade e eu mergulhava nos pontos onde eu estava e raspava o pé no chão de areia, tentando encontrar o cara. Mas nada de acharmos, a água é muito turva, apesar de azul, não dava para ver nada, explicou o ator.
Ator diz que local não tem estrutura para resgate

Conforme Bruno, a estrutura do local era precária e não havia rede de pesca ou cilindros de oxigênio para auxiliar nas buscas. “Depois de várias tentativas de mergulhar na raça, acabei ficando exausto e pedi para outros homens que estavam lá, e que sabiam nadar, que ajudassem na busca. Somente uns 30 minutos depois, acharam o rapaz, lá no fundo.”

Ainda segundo o ator, o local também não tinha uma ambulância ou outro veículo disponível para levar a vítima. Uilgner foi levado de helicóptero para o pronto-socorro após as pessoas no local pressionarem uma empresa de táxi aéreo para ajudar a vítima.


Em nota, a Jeri Voos Panorâmicos, que oferece passeios de helicóptero nas proximidades do Buraco Azul, informou que é configurada como uma empresa de táxi aéreo (transporte público), com certificação para passeios panorâmicos. A empresa destacou que não possui autorização da Anac para transporte aeromédico.

“Nossa frota não possui os equipamentos necessários (maca, oxigênio, monitores) para tal serviço. Podendo apenas transportar pessoas devidamente sentadas. Nossas aeronaves são específicas para passeios”, explicou a empresa.

“Nossos pilotos e equipe de solo não possuem certificação e treinamento para remoções, visto que, como é de conhecimento de todos, e orientação médica, vítimas não devem ser tocadas. Uma vez que a vítima seja transportada de maneira inadequada, pode vir a agravar a situação do paciente, podendo levar o mesmo a óbito”, diz a nota enviada ao Uol.

VEJA MAIS
Procurado pela reportagem, o secretário de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio do município de Cruz, Marcelo Brandão Pessoa, disse que estava viajando a trabalho e que ainda não havia tomado conhecimento de como realmente o acidente aconteceu. “Lamento profundamente”, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, “o caso é acompanhado pela Delegacia Municipal de Cruz, unidade da PC-CE responsável pela região”.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Related

Ceará 5931195871393612511

Destaques da semana

Links indicados

item