Arthur Aguiar é acusado de gaslighting no Big Brother Brasil; saiba o que é | Diário Sobralense News

Arthur Aguiar é acusado de gaslighting no Big Brother Brasil; saiba o que é

Atitude foi identificada por internautas no debate com Laís Caldas Redação iBahia Arthur Aguiar vem sendo acusado de fazer gaslighting dent...

Atitude foi identificada por internautas no debate com Laís Caldas

Redação iBahia

Arthur Aguiar vem sendo acusado de fazer gaslighting dentro do Big Brother Brasil. O termo foi utilizado pro internautas para descrever as atitudes do ator durante o Jogo da Discórdia, exibido na última segunda-feira (21).

Foto: Reprodução / TV Globo

A expressão que vem do filme 'Gaslight', em tradução para o português 'À meia-luz', de 1944 é utilizada para descrever uma forma de violência psicológica.

O filme que inspirou o termo conta a história de um marido que tenta fazer sua esposa acreditar que está ficando louca, manipulando pequenos detalhes no ambiente de casa. Quando ela começa a pontuar as mudanças, o companheiro trata como se tudo estivesse normal, fazendo com que ela desconfie de si mesma e duvide de sua própria sanidade.

Na psicologia e psiquiatria, o termo é aplicado justamente para falar sobre essas situações como a do filme. Algumas das frases mais utilizadas em casos de gaslighting é: "você está louca", "você está distorcendo tudo", "você não sabe o que está falando" e "não é exatamente isso que você está dizendo".

VEJA MAIS
No Big Brother Brasil, a atitude foi identificada por internautas em algumas intervenções feitas por Arthur durante a fala das meninas na dinâmica, sendo a mais afetada com a prática, Laís. "Perturbadoras as falas do Arthur. Gaslighting total. Manterrupting. Que gatilho horroroso", escreveu a ex-BBB Ana Paula Renault.

A médica afirmou que o ex-Rebeldes tenta a diminuir em todos os embates. "Te acho arrogante por isso porque só você sabe falar, não erra nada. Comigo, você diz que não sei o que estou falando, que dou show, que sou rasa e me diminui".


Esta não é a primeira vez que o ator é acusado de praticar gaslighting. Na época que Jade Picon estava no programa, a psicanalista Manuela Xavier fez um texto para falar sobre o assunto que foi repostado pelo perfil da influenciadora digital.

Maíra Cardi, esposa de Arthur, chegou a falar sobre acionar a Justiça por conta do texto. A postagem foi deletada do perfil de Jade após uma conversa da coach com Léo Picon, irmão da influenciadora.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Related

BBB 22 6006751790104455104

Destaques da semana

Links indicados

item