Meteorito de 26kg passou quase 6 anos servindo como adorno de mesa na Paraíba: ‘Acharam que era chumbo’

O primeiro meteorito da Paraíba, uma rocha de 26,93 kg e 29 cm de altura, com idade estimada em 4,5 bilhões de anos ,passou quase seis anos ...

O primeiro meteorito da Paraíba, uma rocha de 26,93 kg e 29 cm de altura, com idade estimada em 4,5 bilhões de anos ,passou quase seis anos servindo como enfeite de mesa na casa do joalheiro Edsom Oliveira. O meteoro foi encontrado em 2014 em uma propriedade rural , na cidade de Nova Olinda, no Sertão do Estado, a 433 km de João Pessoa.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Foto: Reprodução

O meteorito, que foi batizado com o nome da cidade, foi oficialmente classificado no último sábado (19). Em princípio, dois irmãos achavam que se tratava de chumbo, e não tinham noção do valor do objeto.

Edsom é irmão de João Jarba Oliveira da Silva e dono de uma fazenda na zona rural de Nova Olinda. Os dois trabalham com joias e, em novembro de 2014, aproveitaram a seca de um lago da região para procurar por ouro ou outras pedras preciosas utilizando um detector de metais.

“Neste dia, passando por uma determinada área do terreno, no fundo enlameado do açude seco, o aparelho disparou muito forte, bem diferente de quando encontramos alguma pepita. Na mesma hora, pegamos a picareta e começamos a cavar”, conta Edsom.

Segundo o joalheiro, o detector só disparava quando era colocado próximo a uma pedra que estava cheia de barro. “Quanto mais a gente encostava o detector, mais apitava. Então resolvemos retirar a pedra e lavar para identificar. Era uma pedra totalmente brilhosa”, diz.
A rocha espacial já foi analisada, classificada, e recebeu o nome de Nova Olinda, em referência à cidade onde foi encontrada. De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia, é a primeira vez que um meteorito é achado na Paraíba.

De acordo com o astrônomo da Associação, o meteorito foi encontrado em novembro de 2014, mas a informação só foi divulgada agora por conta da demora para confirmar que se tratava de um meteorito. Agora, a luta é para manter a peça na Paraíba.

O meteorito Nova Olindaé metálico. Ele foi encontrado pelos irmãos Edsom Oliveira da Silva e João Jarba Oliveira da Silva, em 2014. Na época, João Jarba e Edsom procuravam por ouro com um detector de metais, numa fazenda da zona rural do município de Nova Olinda. Em determinado local, próximo a um lago, o detector disparou acusando que havia algo grande por lá. Eles cavaram o local com uma picareta e rapidamente desenterraram a rocha, que tem 26,93kg.

VEJA MAIS
Ela era diferente de outras encontradas na região, o que chamou a atenção dos irmãos. Tinha uma forma tão peculiar que Edsom a levou para casa, onde ela ficou enfeitando sua mesa de jantar.

Esta é a primeira vez que um meteorito é descoberto na Paraíba. De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), estima-se que rocha tenha 4,5 bilhões de anos, período de formação do Sistema Solar. O meteorito, que recebeu o nome Nova Olinda, é composto principalmente por ferro e níquel. Análises indicaram que ele tenha como origem um protoplaneta destruído por violento impacto.

O meteorito Nova Olinda é composto basicamente por ferro e níquel, além de outros materiais em menor concentração. Ele foi classificado como um octaedrito IIAB. Os meteoritos IIAB têm a menor concentração de níquel entre os meteoritos metálicos.

Fonte: PB Agora

Related

Brasil 1289046608055365642

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!


Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item