Conheça a misteriosa ilha geomagnética próximo de Icoaraci

Pequena e desconhecida Ilha Tatuoca está localizada a 12 km da costa e é acessível partindo do distrito da capital paraense Créditos: DOL / ...

Pequena e desconhecida Ilha Tatuoca está localizada a 12 km da costa e é acessível partindo do distrito da capital paraense

Créditos: DOL / Com informações de Serrapilheira

Estudos de geofísica espacial ou pesquisas que envolvam a evolução do campo no núcleo da Terra: questões, aparentemente, complexas para muitos são frequentemente discutidas e objetos de análise de cientistas em uma pequena ilha, cujo acesso se dá por um dos distritos mais populosos da capital paraense: Icoaraci.

Ilha de Tatuoca, no Pará | Divulgação/Katia Pinheiro/Serrapilheira

É através da querida Vila Sorriso, depois de cumprir uma breve travessia de barco, cerca de 30 minutos, que pesquisadores têm acesso à Ilha de Tatuoca, conhecida por ser um dos dois pontos brasileiros de captação magnética da Terra e responsável também pela medição dos seus fenômenos geofísicos.

Nela está instalado um observatório magnético, atualmente coordenado pela pesquisadora Grantee Katia Pinheiro do Serrapilheira, e que pertence ao histórico Observador Nacional que foi criado em 1827 por Dom Pedro I.

Ilha de Tatuoca abriga um dos dois observatórios magnéticos | Divulgação/Katia Pinheiro/Serrapilheira

“Em 2012 registramos em Tatuoca a passagem do Equador magnético, onde o campo é completamente horizontal”, conta Pinheiro. “A consequência é a formação de intensas correntes elétricas na ionosfera a cerca de 100 km de altitude. Este fenômeno é importante tanto para estudos de geofísica espacial quanto para pesquisas envolvendo a evolução do campo no núcleo.”


Ninguém habita a ilha, permitindo que as captações e as análises sejam feitas sem interferências. Outra curiosidade sobre Tatuoca é que não se pode entrar no observatório com itens que tenham metal, a exemplo de brincos, cintos, cordão, entre outros, do contrário poderão criar interferência durante as análises.

 Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Related

Brasil 3402559114318555729

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!



Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item