O que acontece se você comer peixe todos os dias

Pode ser bom comer peixe todos os dias?  Atualmente, os médicos recomendam comer de 2 a 3 peixes por semana para obter os benefícios para a ...

Pode ser bom comer peixe todos os dias? 

Atualmente, os médicos recomendam comer de 2 a 3 peixes por semana para obter os benefícios para a saúde sem o risco de envenenamento por mercúrio. E nós achamos que é prudente evitar isso. Mas além desse pequeno risco, o peixe faz muito bem para você. Comer alguns todos os dias pode dar-lhe uma grande vantagem inicial em sua RDA para muitos nutrientes vitais, além de proteínas e gorduras saudáveis. Por outro lado, o envenenamento por mercúrio causa distúrbios neurodegenerativos debilitantes. 

Foto: Reprodução

O que é envenenamento por mercúrio?

A maior preocupação com a ingestão de muitos peixes é o envenenamento por mercúrio. O mercúrio é uma substância pura composta e não é problemático em pequenas quantidades. No entanto, muito dele pode levar a sintomas preocupantes que afetam as crianças (nascidas e não nascidas) de forma mais significativa. O envenenamento agudo por mercúrio pode levar a déficits neurológicos permanentes, incluindo atrasos no desenvolvimento de crianças.

Não há cura, mas a progressão pode ser interrompida removendo a fonte do mercúrio. Níveis realmente ruins de exposição podem requerer terapia de quelação para remover o mercúrio do seu sistema. Infelizmente, distúrbios neurológicos em crianças por mercúrio são tipicamente permanentes. Em adultos provavelmente serão sintomas temporários.

Peixe de maior e menor risco

Em geral, peixes predadores maiores têm níveis mais altos de mercúrio porque alimentam muitos peixes menores, cada um com um nível mais baixo. Eles também vivem mais, durante os quais o mercúrio continua a se acumular. É assim que os humanos podem acabar com muito mercúrio se comerem muito peixe.

Mas, ressalta Eric Rimm, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard School of Public Health, “Para a maioria das pessoas, é bom comer peixe todos os dias.” Com exceção de mulheres grávidas e crianças, você pode comer peixe com segurança todos os dias, desde que você limite a quantidade de peixes a duas porções por semana.

Peixes com baixo teor de mercúrio : salmão, camarão, peixe-gato, tilápia, vieiras, ostras, arenque, sardinha e truta

Peixe com alto teor de mercúrio : espadarte, carapau, tubarão, peixe -espada, atum-alaranjado, marlim, ahi e patudo

Benefícios do consumo diário de peixe

Comer peixe proporciona muitos benefícios positivos para a saúde, incluindo melhor metabolismo, qualidade do sono, qualidade da pele e concentração, bem como menor risco de inflamação. Mas isso não é tudo. Leia as seis grandes razões para comer mais peixe.

1- Obter boa gordura

Quando se trata de carne vermelha, é sempre melhor escolher os cortes mais magros possíveis. Mas com peixes, na verdade, são os tipos mais gordurosos que são mais saudáveis. Isso porque a gordura do peixe está na forma de ácidos graxos ômega-3 , ou gorduras “boas”. Os ômega-3 contribuem para a função ideal do cérebro, e também desempenham um papel crítico na saúde cardiovascular.

O consumo regular de ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas ou derrames e retarda o crescimento das placas nas artérias. Também reduz os triglicerídeos (isto é, gordura “ruim”) e reduz a pressão sanguínea.

2- Mantém um coração saudável

Trocar peixes por outras formas de proteína, como carne vermelha, frango, porco e cordeiro, pode ser uma escolha inteligente para a saúde do coração . O ômega-3 merece o agradecimento, mas estudos recentes indicam que pode ser a combinação de ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes em peixes que causam menor incidência de ataque cardíaco ou morte por doença cardíaca entre pessoas que comem muito peixe.

Obtém muitas vitaminas, como D e B2 (riboflavina), mais cálcio, fósforo, ferro, zinco, iodo, magnésio e potássio em cada porção.

3- Obtém vitamina D suficiente

O peixe é uma fonte natural de vitamina D , que só é sintetizada a partir da exposição ao sol. Mas muitas pessoas são deficientes em vitamina D porque gastam muito tempo com atividades internas. A vitamina D desempenha um papel crucial ao permitir que o corpo absorva muitos outros nutrientes, sem ela podemos ter deficiências apesar da ingestão adequada.

Pense em sua porção diária de peixe como um impulsionador para tudo o que você come durante o dia.

4- Ajuda na luta contra a depressão

Os cientistas ainda estão tentando determinar o porquê, mas está claro que as pessoas que comem mais peixe têm uma incidência menor que a média de depressão . Pode ser que uma dieta saudável geral esteja associada a um humor melhor, mas também sabemos que os ácidos graxos ômega-3 podem afetar o nível de substâncias químicas boas para o bem, a dopamina e a serotonina no cérebro.

Finalmente, como o peixe é naturalmente capaz de reduzir a inflamação, comer muito melhora o fluxo sanguíneo. Isso também pode ajudar a melhorar a função cerebral e suavizar as mudanças de humor.

5- Reduz o risco de doenças auto-imunes

Um distúrbio auto-imune é quando o sistema imunológico do corpo se confunde e ataca e destrói o tecido do corpo saudável. Um dos exemplos mais comuns é o de diabetes tipo 1 , em que um sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas.

Houve vários estudos que indicam menor incidência de diabetes tipo 1 em pessoas que consomem ômega-3 ou óleo de peixe regularmente. A informação precoce parece apontar para um menor risco de outras doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e esclerose múltipla também.

6- Fique mentalmente afiado

À medida que envelhecemos, a função mental geralmente diminui. Os tempos de resposta aos estímulos se tornam mais longos e a memória de curto prazo é comprometida. Isso é chamado de declínio cognitivo relacionado à idade e, em casos graves, pode progredir para a doença de Alzheimer. Por alguma razão ainda que não entendemos completamente, as pessoas que comem muitos peixes têm taxas mais lentas de declínio cognitivo. Pode estar relacionado com a quantidade de massa cinzenta encontrada nos nossos cérebros.

A matéria cinzenta é o principal tecido funcional que contém neurônios para processar informações e armazenar memórias. Quanto mais, melhor, e as pessoas que comem peixe regularmente parecem ter mais massa cinzenta nas áreas do cérebro que regulam a memória e a emoção.

Se você gosta de peixe, não há realmente nenhuma razão para não comê-lo todos os dias. Bem, existem duas razões – gravidez ou infância. E mais uma preocupação é ambiental. Se todos os adultos não grávidos comessem peixe todos os dias, rapidamente causaríamos a extinção da população mundial de peixes comestíveis. No entanto, o peixe tem um sabor característico que nem todos gostam, portanto alguns amantes de peixes se apegam a produtos colhidos de forma sustentável, com isso a extinção não deve ser uma preocupação.


VEJA MAIS
Se você é uma daquelas pessoas que não gostam de comida com barbatanas, você poderá colher alguns dos benefícios dos peixes tomando um suplemento de óleo de peixe. O óleo desses suplementos é tipicamente processado para remover o mercúrio. Uma fonte alimentar sempre será mais bem absorvida do que extratos ou suplementos, mas é melhor do que nada. Comer peixe claramente oferece muitos benefícios para a saúde.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Fonte: Minilua

Related

Saúde 487989927987077844

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!



Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item