O que acontece no corpo quando não fazemos amor? | Diário Sobralense News

O que acontece no corpo quando não fazemos amor?

A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas entra em um período de seca, onde passam algum tempo sem fazer sexo.   Créditos: Sou En...

A maioria das pessoas em algum momento de suas vidas entra em um período de seca, onde passam algum tempo sem fazer sexo.
 
Créditos: Sou Enfermagem

Se você se encontrar em um período de abstinência, você pode estar se perguntando como isso pode afetar sua saúde.

Foto: Reprodução

O que acontece quando você não faz sexo: saúde física

As pessoas passam por períodos de seca por várias razões. Às vezes, as pessoas que não estão em um relacionamento têm dificuldade em encontrar uma pessoa com quem gostariam de fazer sexo. A atração entre o casal pode diminuir. Outras vezes, as pessoas simplesmente não querem fazer sexo. Então, o que acontece quando você não faz sexo há muito tempo?

Sistema imunológico

O sexo regular melhora o sistema imunológico e prepara o corpo para combater doenças liberando endorfinas. Isso significa que fazer sexo com menos freqüência pode resultar em doenças mais frequentes, como resfriado ou gripe. Um estudo relatou que as amostras de saliva de estudantes universitários que tiveram sexo regular tiveram maior concentração de certos anticorpos chamados imunoglobulina A, que combatem o resfriado comum.

Saúde vaginal

Ter relações sexuais depois de um longo intervalo pode ser desconfortável. Leva mais tempo para o corpo feminino ficar excitado e produzir lubrificação suficiente para tornar o sexo fácil e confortável. O sexo regular ou a masturbação podem manter os tecidos da sua vagina saudáveis, melhorando o fluxo sanguíneo.

Dores de período

Algumas pessoas acham que o sexo é um excelente remédio para cólicas menstruais. O aumento das endorfinas causadas pelo sexo, bem como as contrações uterinas que ocorrem com o orgasmo, podem ajudar a aliviar as cãibras. Você não precisa fazer sexo para colher esses benefícios, a masturbação pode ter o mesmo efeito.

Saúde cardiovascular

Se você não faz sexo regularmente, corre um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Além de ser uma fonte de exercício, a relação sexual ajuda a manter os níveis de estrogênio e progesterona em equilíbrio, o que pode diminuir o risco de doença cardíaca.

O que acontece quando você não faz sexo: saúde mental

Algumas pessoas identificam ter uma vida sexual com auto-estima. Embora não seja esse o caso, eles podem se sentir mais ansiosos e deprimidos se ficarem um longo período sem fazer sexo. É importante lembrar que seu valor não vem do sexo com outras pessoas.

Além disso, os efeitos sobre a sua saúde mental causados pela abstenção de sexo podem incluir:

Stress e nível de ansiedade

Ter relações sexuais libera o hormônio ocitocina e endorfinas no corpo. Esses produtos neuroquímicos podem ajudar a gerenciar os efeitos da ansiedade ou do estresse. A ocitocina tem o benefício adicional de ajudá-lo a dormir. Se você não faz sexo regularmente, seu corpo pode liberar esses hormônios com menos frequência, o que pode tornar mais difícil lidar com o estresse.

Libido

Surpreendentemente, passar muito tempo sem fazer sexo pode fazer você perder o interesse pelo sexo. Quanto mais você faz sexo, mais você quer fazer sexo. Sexo regular reduz o estresse e aumenta sua libido.

Saúde no relacionamento

Para muitos casais, a relação sexual regular é uma maneira importante de manter seu vínculo. O sexo regular também abre as portas para uma melhor comunicação. Geralmente, os casais que fazem sexo com mais frequência se sentem emocionalmente conectados em comparação com aqueles que o fazem com menos frequência.

O que acontece quando você não faz sexo há muito tempo? Para algumas pessoas, o relacionamento delas com o parceiro torna-se estressante e elas param de se sentir conectadas. Outros casais não estão interessados em sexo ou não é um método importante de conexão para eles, preferindo conversas ou atividades compartilhadas.

Os benefícios de não fazer sexo por muito tempo

Muitas pessoas optam por não fazer sexo por vários motivos. Algumas pessoas não gostam disso ou não estão interessadas. Outros acham que é uma distração das coisas que realmente importam. Embora fazer sexo possa ter efeitos positivos em sua saúde, não fazer sexo também traz benefícios. Alguns dos efeitos colaterais positivos de não fazer sexo por um longo período incluem:

1. Você não precisa se preocupar em engravidar

Embora existam muitos métodos altamente eficazes de controle de natalidade disponíveis hoje, a única maneira 100% absoluta e mais certa de não engravidar é não fazer sexo.

2. É menos provável que você tenha uma infecção do trato urinário

Naturalmente, não fazer sexo vai reduzir drasticamente suas chances de contrair uma infecção sexualmente transmissível, mas abster-se de sexo também torna menos provável que você consiga uma infecção no trato urinário.

3. Você se conhece melhor

As vezes, as pessoas têm dificuldade em se concentrar no prazer delas quando fazem sexo com outra pessoa. Passar por um período de seca é uma ótima maneira de dedicar algum tempo para descobrir o que te agrada, se masturbando. Se você decidir ser sexualmente ativo novamente, você terá informações que você pode compartilhar com um parceiro para tornar o sexo ainda mais agradável.

4. Você pode ter um espaço muito necessário

Abster-se do sexo pode lhe dar tempo para se concentrar em quaisquer grandes questões emocionais com as quais você possa estar lidando, como um rompimento ou a morte de um ente querido. Às vezes, a abstenção do sexo é necessária após uma doença ou procedimento médico, e isso pode acelerar o processo de cura.

VEJA MAIS
Ficar sem sexo por muito tempo pode ser uma experiência frustrante se você preferir ser sexualmente ativo. No entanto, um período de abstinência pode ser uma oportunidade para crescimento pessoal e amor próprio. Enquanto você pode temporariamente perder os benefícios de saúde do sexo, eles estarão esperando por você quando você se tornar sexualmente ativo novamente. Se você achar que a falta de sexo está afetando seu relacionamento com seu parceiro, uma discussão séria pode ajudar você a entender melhor o que precisa em um relacionamento para se sentir satisfeito.

Siga o Diário Sobralense no Google Notícias e acompanhe as notícias do dia em primeira mão.

Related

Saúde 8609132333192741304

Destaques da semana

Links indicados

item