Cuidados com cachorro idoso: Veja 4 dicas essenciais

Seu cão idoso precisa de atenção, amor e cuidados especiais para ter uma velhice tranquila e feliz Assim como acontece com as pessoas idosas...

Seu cão idoso precisa de atenção, amor e cuidados especiais para ter uma velhice tranquila e feliz

Assim como acontece com as pessoas idosas, o organismo dos cães vai envelhecendo, ficando mais frágil e com necessidades especiais. Nessa fase da vida, os tutores precisam ter atenção redobrada ao comportamento dos seus cães, prevenindo o agravamento de condições de saúde e oferecendo melhor qualidade de vida a eles. Se você não sabe como fazer isso, veja agora quais são os principais cuidados com cachorro idoso.

Foto: Reprodução

Sinais de que um cão está ficando idoso

Você pode notar que, depois de uma certa idade, seu cão começa a apresentar uma mudança na cor da pelagem. Claro, vai notar mais nos cães de pelagem escura, pois os pelos grisalhos ficam mais evidentes. Além dessa mudança, existem outras que os tutores devem observar:

Cansaço excessivo e sonolência

Deficiência auditiva e visual

Dificuldade de locomoção

Maior sensibilidade a mudanças climáticas

Mau-hálito e dificuldade na mastigação

Olhos esbranquiçados e opacos

Problemas de saúde mais recorrentes

Cuidados com cachorro idoso que são essenciais

Então, com tantas mudanças ocorrendo no organismo e no comportamento do cão idoso, ele começa a precisar de alguns cuidados extras para o tratamento e prevenção de doenças, e para garantir que ela tenha conforto e bem-estar nessa fase da vida.

1. Alimentação especial

Como mencionado acima, a dificuldade na mastigação é uma das características dos cães idosos. Isso porque os dentes vão enfraquecendo, então, é importante mudar a ração do pet para uma que seja própria para idosos.

Essa ração, além de ser mais macia, também oferece uma digestão mais fácil, mais vitaminas e menos sal para prevenir doenças cardíacas e renais. É menos gordurosa para ajudar no controle da obesidade, já que o cão idoso fica mais sedentário. Você encontra ração para cães idosos com facilidade nos supermercados e pet shops.

2. Exercícios adaptados

É normal que o cão idoso pareça mais preguiçoso para as caminhadas diárias e as brincadeiras. O corpo está mais cansado, mais lento e podem surgir dores. Mesmo assim é importante evitar que o cão fique realmente sedentário, pois um corpo parado enferruja rápido.

Então, continue saindo para passear com seu cão e propondo brincadeiras que estejam dentro dos limites dele. A caminhada pode ser feita duas vezes ao dia, com duração de 20 minutos cada vez, dependendo do porte e da condição de saúde do animal.

Escolha sair em horários com temperatura amena (nem muito frio, nem muito quente) e com menos movimento de pessoas e outros cães na rua, evitando o estresse do seu cão. As brincadeiras podem ser mais leves, com brinquedos macios para ele morder ou puxar sem risco de se machucar.

3. Higienização

Os cães velhinhos vão ficando menos ágeis e flexíveis, e isso pode afetar sua capacidade de limpar o corpo. Além do mais, se o cão desenvolver algum problema como demência poderá até fazer as necessidades em lugar errado. Então, dê atenção especial à higiene do seu cão.

Cuide da pelagem, escove, mantenha pulgas e carrapatos longe. Verifique os dentes, dê banho nos dias mais ensolarados para que os pelos sequem rápido. Leve seu cão ao veterinário para limpar as orelhas e evitar infecções, e para limpar os dentes.

4. Visitas preventivas ao veterinário

Para evitar que o seu cão precise ir ao veterinário tratar doenças, é bom levá-lo ao médico periodicamente como forma de prevenção.

Até a questão da limpeza dos dentes e orelhas, feitas por um profissional, pode evitar infecções que prejudicariam muito a qualidade de vida do seu cão.

VEJA MAIS
Então, os cuidados com cachorro idoso incluem levá-lo ao veterinário de vez em quando, mesmo que não tenha doença para tratar, só para verificar se está tudo bem e fazer a manutenção da saúde dele.

Fonte: https://www.dicasonline.com/cuidados-cachorro-idoso/ - por Priscilla Riscarolli

Related

Animais 8603244575836690450

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook



Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item