Som da explosão do vulcão de Tonga dá volta ao mundo e chega ao Brasil
A erupção do vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai , na nação polinésia de Tonga, que aconteceu no sábado (15), foi um evento de escala glo...

https://www.diariosobralense.com/2022/01/som-da-explosao-do-vulcao-de-tonga-da.html
A erupção do vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, na nação polinésia de Tonga, que aconteceu no sábado (15), foi um evento de escala global. Conforme destaca o MetSul, a violenta explosão gerou uma nuvem de cinzas que chegou a 30 km de altura, alcançando a estratosfera do planeta – segunda camada da atmosfera, depois da troposfera.
De tão violento que foi o estouro provocado pela erupção, ele gerou uma enorme onda de choque visível nas imagens de satélites meteorológicos que estão entre as mais impressionantes desde que a ciência passou a observar o planeta a partir do espaço.
Imagem de satélite mostra erupção de vulcão submarino perto de Tonga Foto: CIRA/NOAA / via REUTERS |
De acordo com o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês) e colaborador do Olhar Digital, Marcelo Zurita, a onda de choque, basicamente, é o som da explosão do vulcão. “Provavelmente, em uma frequência inaudível para a gente, mas é a propagação dessa explosão pela atmosfera”.
VEJA MAIS
Via Olhar Digital