Som da explosão do vulcão de Tonga dá volta ao mundo e chega ao Brasil | Diário Sobralense News

Som da explosão do vulcão de Tonga dá volta ao mundo e chega ao Brasil

  A   erupção   do vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai , na nação polinésia de Tonga, que aconteceu no sábado (15), foi um evento de escala glo...

 A erupção do vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, na nação polinésia de Tonga, que aconteceu no sábado (15), foi um evento de escala global. Conforme destaca o MetSul, a violenta explosão gerou uma nuvem de cinzas que chegou a 30 km de altura, alcançando a estratosfera do planeta – segunda camada da atmosfera, depois da troposfera.

De tão violento que foi o estouro provocado pela erupção, ele gerou uma enorme onda de choque visível nas imagens de satélites meteorológicos que estão entre as mais impressionantes desde que a ciência passou a observar o planeta a partir do espaço.
Imagem de satélite mostra erupção de vulcão submarino perto de Tonga Foto: CIRA/NOAA / via REUTERS

De acordo com o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês) e colaborador do Olhar Digital, Marcelo Zurita, a onda de choque, basicamente, é o som da explosão do vulcão. “Provavelmente, em uma frequência inaudível para a gente, mas é a propagação dessa explosão pela atmosfera”.


Via Olhar Digital

Related

Mundo 823925999367745207

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item