Liberada a consulta do Auxílio Emergencial em 2022 | Diário Sobralense News

Liberada a consulta do Auxílio Emergencial em 2022

Os pagamentos retroativos do Auxílio Emergencial serão concedidos em duas parcelas para pais solteiros. Foto: Reprodução Previamente, já cab...

Os pagamentos retroativos do Auxílio Emergencial serão concedidos em duas parcelas para pais solteiros.

Foto: Reprodução

Previamente, já cabe esclarecer que as parcelas do Auxílio Emergencial que serão concedidas este ano, não dizem respeito a uma prorrogação do benefício, mas sim valores retroativos devidos a pais solteiros chefes de família.

Para uma melhor contextualização, em 2020, o presidente da república vetou o PL que concedia o auxílio em dobro para pais solteiros, de modo que este direito ficou exclusivo para mães chefes de família. Neste cenário, homens monoparentais, receberam apenas R$ 600 mensais, que era o valor concedido pelo benefício época, ao invés da quantia dobrada de R$ 1.200

Contudo, mediante a derrubada do veto pelo Congresso Nacional, pais solteiros terão direito a pagamentos retroativos de todos os valores que deixaram de receber em 2020.

Vale ressaltar que o processo de identificação dos pais monoparentais já foi iniciado, de modo que Dataprev já liberou a consulta para aqueles que possuem direito aos novos repasses do Auxílio Emergencial.

Apesar de já ter sido confirmado, os pagamentos ainda não possuem uma data exata para começar. No entanto, o Ministério da Cidadania já estabeleceu que os retroativos serão concedidos em duas parcelas.
Como realizar a consulta

Para saber quem será contemplado pelos retroativos, a consulta é simples e prática. Neste sentido, basta acessar a página do Dataprev é preencher os campos com os seguintes dados: CPF; Nome completo; Nome da mãe e data de Nascimento.

 VEJA MAIS




Vale ressaltar que o benefício extra será concedido a pais que não possuem cônjuge, e possuem a tutela de pelo menos um filho menor de idade (tenha menos de 18 anos). Além de ter atendido aos requisitos exigidos pelo auxílio na época.

Fonte: Jornal Contábil

Related

Brasil 1095115138175460037

Destaques da semana

Links indicados

item