Alimentos para baixar pressão – e prevenir a pressão alta

Alimentar-se bem é essencial, tanto para evitar picos de pressão alta quanto para que essa doença afete seu organismo Foto: Reprodução A pre...

Alimentar-se bem é essencial, tanto para evitar picos de pressão alta quanto para que essa doença afete seu organismo
Foto: Reprodução

A pressão alta é uma doença que atinge muitas pessoas, trazendo mudanças obrigatórias para o estilo de vida. São mudanças como dar preferência a alimentos para baixar pressão, praticar atividade física pelo menos três vezes por semana e beber bastante água.

A falta de informação é uma das causas do alto número de hipertensos no Brasil e no mundo, pois se as pessoas tivessem mais conhecimento sobre a doença e como preveni-la, diversos diagnósticos positivos seriam evitados.

Melhores alimentos para baixar pressão

Quanto mais natural for a alimentação de uma pessoa hipertensa, melhor. Aliás, isso vale para todas as pessoas, inclusive para quem quer prevenir a hipertensão crônica.

Esses alimentos ajudam a manter a pressão equilibrada e evitar os desagradáveis sintomas de pressão alta. Então, com alimentação natural, queremos dizer:

Água de coco

A água de coco possui um alto teor de eletrólitos em sua composição primária e, por isso, consegue regular a pressão. Desse modo, o consumo da água de coco pode favorecer bastante quem possui problemas de pressão.

Além de ser um dos melhores alimentos para baixar pressão, a água de coco também é uma rica fonte de hidratação, beneficia a saúde das células, melhora a disposição, ajuda a prevenir osteoporose, asma e diabetes, a equilibrar o colesterol e prevenir pedras nos rins.

Azeite

O azeite que estamos falando é o de oliva, de preferência extravirgem. Os demais são óleos, e você deve evitar os alimentos fritos neles. Ao consumir uma quantidade equilibrada de azeite todos os dias, os benefícios são bem interessantes.

Esse alimento deixa suas saladas e vários pratos mais saborosos, ao mesmo tempo em que é anti-inflamatório, ajuda a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Ou seja, é bom para a pressão.

Carnes magras (frango sem pele, peru, peixes)

As carnes magras oferecem maior quantidade de nutrientes e baixa quantidade de gordura saturada que aumenta a pressão.

Dê preferência a elas nas suas refeições principais, e evite que sejam fritas ou compradas já empanadas.

Quando quiser comer carne vermelha, dê preferência para músculo bovino, alcatra e patinho, que são cortes mais magros.

Para quem come carne, é nesse tipo de alimento que estão as proteínas de alto valor biológico. Elas são compostas por uma combinação completa de aminoácidos essenciais iguais aos aminoácidos presentes nos tecidos do corpo humano.

Esses alimentos vão repor o máximo de aminoácidos que os tecidos do corpo precisam para se renovar.

Castanhas, nozes, amêndoas e amendoim sem sal

Se você usa essas oleaginosas e o amendoim (que é uma leguminosa) para complementar seus pratos ou para petiscar, é melhor evitar as versões salgadas. O ideal é escolher os naturais.

As oleaginosas e o amendoim possuem uma concentração de lipídios, ou seja, gorduras saudáveis que o corpo precisa receber todos os dias para funcionar bem.

Fornecem energia, atuam na absorção de vitaminas e na produção hormonal que dita o equilíbrio de todo o corpo.

Alimentos para baixar pressão: variedade e equilíbrio

Sobretudo, os alimentos para baixar pressão devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, fácil de seguir, pois deverá ser a base da alimentação para toda a vida. Outros alimentos que podem fazer parte do cardápio, são:

Iogurtes naturais e desnatados

Legumes crus e cozidos

Ovos

Queijos magros e com pouco sal

Cereais integrais (aveia, arroz, quinoa, centeio)

Suco de beterraba

Todas as frutas frescas

Fonte: Dicas Online

Related

Saúde 757040057038331524

Veja também

Destaques da semana

Links indicados

Siga-nos no Telegram

Siga-nos no Facebook

Acompanhe-nos!


Sites Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Sites parceiros

38ba90fa0ec5e1eb24841c49ef10895998492859
item