Covid pode deixar sequelas psiquiátricas e neurólogicas, apontam especialistas | Diário Sobralense News

Covid pode deixar sequelas psiquiátricas e neurólogicas, apontam especialistas

Depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, insônia e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Estas são algumas das sequelas psiquiátricas...

Depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, insônia e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Estas são algumas das sequelas psiquiátricas observadas em pacientes após a Covid-19. Segundo especialistas, as consequências têm atingido principalmente os casos mais graves da doença.

O psiquiatra Carlos Celso Serra Azul, diretor do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), explica que ainda não há evidências científicas concluídas sobre os impactos do coronavírus no desenvolvimento de transtornos mentais. No entanto, ele e seus colegas já observam alterações psiquiátricas e neurológicas após a doença.
 

"Muitos pacientes apresentam alterações relacionadas ao desenvolvimento de comportamento ansioso-depressivo, além de alterações de cunho psicótico-maníaco. Mas ressalto que a causa dessas patologias ainda estão sendo estudadas e necessitam de maior investigação”, pondera o médico.

 Alterações neurológicas
 
Mesmo em pacientes leves, os especialistas têm notado alterações neurológicas, como dificuldade no processamento de informações, falta de atenção, raciocínio mais lento e perda de memória. Os transtornos psiquiátricos podem tanto agravar quanto desencadear os transtornos neurológicos e vice-versa.

“Qualquer agravamento ou surgimento de adoecimento de transtorno mental após uma infecção de Covid merece uma atenção, um cuidado. É importante que os familiares e pacientes fiquem atentos aos sintomas e busquem ajuda de um profissional da área, como psicólogos e psiquiatras, para o tratamento direcionado”, recomenda o psiquiatra.

Fonte: Jangadeiro

Related

Saúde 949462343299760359

Destaques da semana

Links indicados

item