Secretária relata dificuldade em obter oxigênio em Coreaú: ‘Toda hora estamos em desespero’ | Diário Sobralense News

Secretária relata dificuldade em obter oxigênio em Coreaú: ‘Toda hora estamos em desespero’

 Os casos de Covid-19 provocaram um colapso no sistema de saúde de Coreaú, na Região Norte do Ceará, que sofre desde sábado (13) com falta d...

 Os casos de Covid-19 provocaram um colapso no sistema de saúde de Coreaú, na Região Norte do Ceará, que sofre desde sábado (13) com falta de cilindros de oxigênio. A secretária da Saúde de Coreaú, Elizângela Mesquita, disse que com o aumento de casos a demanda cresceu consideravelmente e que a situação é “desesperadora”.

“Há também a questão do oxigênio que desde sábado [13 de março] que a gente vem sofrendo com o desabastecimento do oxigênio. Os fornecedores não estão conseguindo, pois a nossa demanda aumentou bruscamente. Então é uma dificuldade muito grande. Toda hora estamos em desespero mesmo. A Santa Casa [Sobral] nos ajudou com nove balas de oxigênio e municípios vizinhos também nos emprestaram. Só assim conseguimos manter nossos pacientes com uso de oxigênio”, desabafou.

De acordo com Elizângela Mesquita, a prefeitura montou nove leitos exclusivos para atender pacientes com coronavírus. No entanto, os casos aumentaram na cidade e hoje 19 pessoas estão internadas o que levou a gestão fazer readaptações para alojar os doentes na unidade. Outra dificuldade é não poder transferir os doentes para outras cidades.

A cidade de Coreaú já registrou somente neste ano 251 casos de Covid-19. Sete pessoas morreram e há outros seis óbitos em investigações. Para conter o avanço da doença no município a prefeitura montou uma unidade ambulatorial Covid-19 para consultar moradores que apresentam sintomas leves como gripes.

Fonte: G1 CE

Related

Ceará 1848754780281678987

Destaques da semana

Links indicados

item