Calendário de pagamentos do FGTS é divulgado | Diário Sobralense News

Calendário de pagamentos do FGTS é divulgado

Recentemente a Caixa Econômica Federal (CEF) deu início aos pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 2021 na modalidade ...

Recentemente a Caixa Econômica Federal (CEF) deu início aos pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 2021 na modalidade de saque-aniversário.

Foto: Reprodução

No momento, são contemplados os trabalhadores nascidos no mês de janeiro.

Na oportunidade, a instituição bancária informou que cerca de 9,7 milhões de trabalhadores aderiram a essa modalidade, tornando-se aptos a sacar quantias parciais conforme o calendário de pagamentos.

É importante ressaltar que, os trabalhadores que optaram por este modelo de saque, devem se atentar ao prazo de retirada do dinheiro, que vai do primeiro dia útil do mês do aniversariante até o último dia útil do mês subsequente.

Por exemplo, se o beneficiário nasceu no dia 15 de janeiro, o saque estará disponível entre o dia 4 de janeira até 31 de março.

Se por alguma razão o recurso não for retirado dentro deste período, a quantia será automaticamente estornada para a respectiva conta do FGTS.

Observe o calendário de saques:

Mês do aniversário   Data de saque

Janeiro        De janeiro a 31 de março
Fevereiro    De fevereiro a 30 de abril
Março         De março a 31 de maio
Abril           De abril a 31 de junho
Maio           De maio a 30 de julho
Junho          De junho a 31 de agosto
Julho           De julho a 30 de setembro
Agosto        De agosto a 29 de outubro
Setembro    De setembro a 30 de novembro
Outubro      De outubro a 31 de dezembro
Novembro  De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro   De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Vale ressaltar que, mesmo que as datas tenham sido pré-determinadas, o trabalhador ainda deve averiguar o regime de funcionamento das agências da Caixa Econômica no momento em que decidir sacar o dinheiro.

Com receber o saque-aniversário

Para ter acesso ao saque-aniversário, é preciso que o trabalhador informe esta intenção à Caixa Econômica Federal, de maneira que a solicitação deve ser feita até o último dia útil do mês de nascimento. 

FGTS

É possível escolher apenas uma conta para aderir ao saque-aniversário?

A resposta é não, pois, ao optar por esta modalidade, o trabalhador irá receber uma quantia proporcional de todas as contas ativas e inativas vinculadas à titularidade dele.

No entanto, se ele for demitido sem justa causa, fica incapaz de acessar as contas durante dois anos.
O que acontece com uma conta inativa após vários saques na modalidade?

Se não houver o recebimento mensal decorrente do contracheque do trabalhador, a partir do momento em que o saldo da conta inativa se esgotar, o trabalhador deixará de receber quantias provenientes da conta em questão.

Por outro lado, a modalidade do saque-aniversário continua seguindo o mesmo padrão, mesmo se o trabalhador vier a firmar algum vínculo em uma nova conta do Fundo de Garantia, por exemplo.
Valor dos saques

O valor dos saques corresponde a um percentual de até 50% do saldo presente nas contas do trabalhador junto ao FGTS.

O cálculo será baseado na tabela de alíquota, a qual conta com a incidência de uma parcela extra a depender do valor. 

Como alterar a modalidade de saque do FGTS?

Na situação dos trabalhadores que não são correntistas do banco, é necessário se dirigir até uma agência da Caixa Econômica em posse de documentos pessoais como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para comunicar o desejo de alteração.

Já aqueles que possuírem conta ativa na Caixa Econômica, poderão fazer a mudança sem sair de casa, basta acessar o Internet Banking ou o aplicativo do banco na opção “FGTS e INSS”, e na sequência, optar por “Saque-aniversário FGTS”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laura Alvarenga

Fonte: Jornal Contábil

Related

Economia 2279643973841170207

Destaques da semana

Links indicados

item