Você nem imaginava: seis hábitos ruins que acabam com a saúde da sua pele | Diário Sobralense News

Você nem imaginava: seis hábitos ruins que acabam com a saúde da sua pele

Especialista destaca que é importante ficar atento com a quantidade de banhos por dia ou com a alimentação, por exemplo Carlos Bahia  Vo...

Especialista destaca que é importante ficar atento com a quantidade de banhos por dia ou com a alimentação, por exemplo

Carlos Bahia 

Você acha que seus cuidados com a pele estão em dia? É importante que ela receba atenção todos os dias para se manter hidratada e saudável. Os cuidados incluem evitar exposição ao sol excessiva e até a quantidade ou forma que cada pessoa toma banho.

Segundo a dermatologista Cristina Silveira, a exposição excessiva ao sol ainda é o hábito prejudicial mais comum praticado pelas pessoas. "Muita gente ainda toma sol sem proteção nenhuma ou sem a adequada, e o efeito do sol é acumulativo, ou seja, as consequências só serão vistas a longo prazo", disse a médica.

Foto: Divulgação


Veja os hábitos prejudiciais à pele que são recorrentes no dia a dia

1- Cultura de muitos banhos por dia

Segundo pesquisa da consultoria de análise de tendências Euromonitor, realizada em 2015, os brasileiros são os que mais tomam banho entre os 15 países pesquisados: em média, 12 duchas por semana. Esse costume, no entanto, pode ser prejudicial à saúde da pele. "Uma quantidade exagerada de banho pode ressecar a pele e enfraquecer as barreiras de proteção, o que torna mais propenso a infecções por fungos, vírus e bactérias", alertou Cristina.

2- Temperatura e tempo de banho também merecem atenção

As consequências do excesso de banhos não está restrita apenas a tomar vários por dia. A dermatologista alerta para outros fatores, como a temperatura e a velocidade. "O banho deve ser rápido e não deve ser quente. As pessoas também devem ter atenção em passar sabonete nas regiões de dobra do corpo, pois são as regiões que geram maior acúmulo de resíduos".

3- Pós-banho é importante no tratamento da pele

Os cuidados no pós-banho também são importantes. Cristina Silveira aconselhou o uso de hidratantes. "Escolha hidratantes próximos da proteção natural da pele, ou seja, sem conservantes, corantes ou perfumes. Você pode optar por produtos infantis, que são mais leves".

4- Maquiagem tem hora certa para ser usada

O uso de maquiagem para exercícios físicos, principalmente aqueles com exposição ao sol, não são indicados. A preferência é sempre pelo protetor solar. "Poucos produtos de maquiagem garantem essa proteção (contra a radiação solar). É melhor não usar porque são produtos que não têm essa finalidade", diz a médica. Além disso, usar maquiagem todo dia pode causar alergias, acentuação de acnes e deglutição de metais pesados, no caso de batons que contém chumbo.

5-Tratamentos de pele caseiros podem não ser confiáveis

É comum as pessoas recorrerem a soluções caseiras para cuidar da pele, como o uso de máscaras de argila, por exemplo. A dermatologista destaca que as substâncias caseiras não são indicadas. "Não sabemos a pureza, a procedência e chances de alergia que alguém pode ter a partir daquilo, até porque o que é bom para um pode não ser para o outro". Segundo Cristina, o ideal é sempre recorrer a profissionais especializados.

6- Má alimentação é sinônimo de pele mal cuidada

Tão importante quanto a preocupação em usar produtos favoráveis à pele ou em tomar banhos rápidos é a boa alimentação. Alimentos ricos em carboidrato e gordura estão associados à piora da acne. "É bom priorizar alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e verduras. Isso porque as substâncias antioxidantes retardam o envelhecimento da pele", completou a especialista.

Fonte: iBahia

Related

Saúde 2177536141231153511

Destaques da semana

Links indicados

item