Seu namoro vai bem? Descubra em qual a estação do ano está sua relação | Diário Sobralense News

Seu namoro vai bem? Descubra em qual a estação do ano está sua relação

O hábito de analisar a convivência a dois e de tentar entender o momento do parceiro(a) é fundamental para ter uma relação duradoura e feliz...

O hábito de analisar a convivência a dois e de tentar entender o momento do parceiro(a) é fundamental para ter uma relação duradoura e feliz.

Redação iBahia

Foto: reprodução / Pixabay

Você já parou para fazer uma avaliação do seu relacionamento amoroso? Criar o hábito de analisar a convivência a dois e de tentar entender o momento do parceiro(a) é fundamental para ter uma relação duradoura e feliz.

De acordo com a orientadora emocional Camilla Couto, é possível fazer um paralelo entre os relacionamentos amorosos e as estações do ano. "Na primavera, todo mundo parece ficar mais amigável e tudo fica mais colorido. Mas, isso não quer dizer que as etapas cíclicas das relações acompanhem necessariamente a estação do ano vigente", explicou Camilla.


Confira as estação do ano de um relacionamento:

Inverno

O inverno é a estação do recolhimento, de parar para pensar, de olhar para dentro. Quando uma relação está em período invernal, os envolvidos estão mais voltados para si, um para o outro, ou para a própria relação, sem muita interferência externa. Talvez estejam até passando por uma crise, e por isso é preciso dialogar, observar a si mesmos, enxergar o parceiro, entender o que precisa de mudança.

Primavera
Passado o inverno, houve diálogos, tudo foi organizado e a relação segue? Pois agora é tempo de florir. Seja lá o que tenha levado a relação ao inverno, a primavera indica que as coisas foram resolvidas e esclarecidas e, portanto, é tempo de começar a olhar para fora, de abrir as janelas da alma e de compartilhar o aprendizado que foi absorvido no inverno.

Quando a relação se encontra na primavera, nos damos conta de que aquele tempo de recolhimento foi necessário para que o romance pudesse ser retomado. Normalmente, na primavera, estamos novamente em paz e alegres, pois percebemos que o que passou não foi em vão e nos fez amadurecer (tanto como indivíduos quanto como casal).

Verão
Verão é euforia, festa, calor, amigos e diversão. Nessa época, tudo fica mais ameno e, inclusive, mais superficial. Para o casal, pode ser um tempo de estarem mais voltados para fora, para ficar mais com a família e com os amigos. De modo geral, é quando a relação está mais solta, leve e tranquila.

No verão, as pessoas estão mais maduras para lidar com determinadas situações externas e também a viver novas experiências.

Outono
O verão passou, a festa acabou – se tudo correu tranquilo durante a estação da abertura, agora é tempo de assentar o clima e contemplar. Uma relação em outono quer algo a mais, quer transformação, quer melhorar o que precisa, quer fazer planos que serão amadurecidos e colhidos nas estações seguintes. Para aquelas que enfrentaram dificuldades no verão, é hora de fazer cortes, podar, rever, e talvez redimensionar os sentimentos. Esta é a estação do balanço – que, se positivo, levará o casal ao próximo inverno.

Segundo Camilla, os relacionamentos funcionam praticamente como os seres humanos: “uma hora estamos mais dispostos a compartilhar, a conviver e a somar; outra, tudo que queremos é nos recolher e pensar”. O ideal é respeitar o momento do outro, mesmo que o(a) parceiro(a) não esteja vivendo a mesma estação que você.

Para que tudo corra bem, a especialista deu algumas dicas.

1 - Permita-se observar o que está se passando com você e com seu parceiro;


2- Veja em que etapa a relação está e o que é preciso deixar ir ou resolver para seguirem ainda mais unidos;

3 - Não espere a crise parar tudo. Assim como o autoconhecimento, a observação da relação é fundamental para entender o quanto precisamos colocar de nós para que tudo possa funcionar e florir.

Related

Comportamento 2938837762001421632

Destaques da semana

Links indicados

item