Funcionário que atendeu cadela é afastado: 'Abordagem totalmente errada', diz ativista | Diário Sobralense News

Funcionário que atendeu cadela é afastado: 'Abordagem totalmente errada', diz ativista

Foi aberta uma sindicância para apurar a conduta do profissional do Centro de Controle de Zoonoses Louise Queiroga, da Agência O Globo ...

Foi aberta uma sindicância para apurar a conduta do profissional do Centro de Controle de Zoonoses

Louise Queiroga, da Agência O Globo
O funcionário do Centro de Controle de Zoonoses que atendeu a cadela morta por um segurança do Carrefour no último dia 28 foi afastado de suas funções após abertura de sindicância pela Prefeitura de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. O caso revoltou internautas, celebridades e ativistas pelos direitos dos animais.
Foto: Reprodução
O afastamento ocorreu nesta terça-feira, mas a informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP) e confirmada pela assessoria de imprensa do governo municipal, por meio do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente.

Capez postou em seu perfil do Instagram um vídeo gravado no CCZ, em que traz informações sobre os últimos momentos de vida da cadela.

— Quando o cachorro foi colocado na viatura e trazido aqui para o Centro de Controle de Zoonoses, começou a vomitar uma grande quantidade de sangue, que é compatível com pancada, trauma e ruptura de órgãos internos, em virtude de algum espancamento — afirma o deputado, ao lado da ativista pelo direito dos animais Luisa Mell, que vem acompanhando o caso. — Essa tende a ser a linha principal, embora exista também uma linha auxiliar de envenenamento. Foi dada mortadela envenenada e ele vomitou essa mortadela que ele comeu.

Segundo Luisa, a abordagem feita pelo funcionário do centro foi "totalmente errada". Nos Stories, ela disse ter sugerido realizar uma palestra na unidade para mostrar formas mais indicadas de como agir em situações de agressão a animais.

O Carrefour emitiu um comunicado em sua página do Facebook nesta terça-feira, reconhecendo que "um grave problema ocorreu" na unidade de Osasco e ressaltando que "o funcionário de empresa terceirizada foi afastado".

"Queremos informar também que estamos recebendo sugestões de várias entidades e ONGS ligadas à causa que vão nos auxiliar na construção de uma nova política para a proteção e defesa dos animais", afirmou a empresa na nota.

Delegada diz que imagens não deixam dúvida sobre o crime
A delegada Silvia Fagundes Theodoro, da Delegacia de Meio Ambiente de Osasco, não tem mais dúvidas do que aconteceu com a cadela espancada em frente ao Carrefour. Imagens gravadas por câmeras de segurança do estabelecimento mostram um segurança segurando uma barra de ferro para agredi-la.

— A agressão, com as imagens que conseguimos agora, ficou comprovada. Não há mais dúvidas. E esse segurança realmente agrediu o cachorro — afirma a delegada em um dos vídeos publicados por Luisa nos Stories de seu perfil no Instagram.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o caso foi registrado como maus-tratos de animais.

"Foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos e a autoridade policial aguarda depoimento do segurança do estabelecimento comercial. Uma barra de ferro, possivelmente utilizada nas agressões, foi apreendida. As imagens de câmeras de monitoramento estão em análise pela autoridade policial", diz em comunicado.

Procurada nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa da SSP-SP afirmou que a delegada não vai se pronunciar mais sobre o caso para não atrapalhar as investigações.

Além disso, o Ministério Público (MP) de São Paulo também anunciou que vai apurar o ocorrido.

Related

Brasil 7362247556463403460

Destaques da semana

Links indicados

item