7 alertas sobre o câncer de mama que ninguém faz, mas são essenciais para prevenir | Diário Sobralense News

7 alertas sobre o câncer de mama que ninguém faz, mas são essenciais para prevenir

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo todo, atrás apenas do melanoma, que é o tipo mais agressivo...

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo todo, atrás apenas do melanoma, que é o tipo mais agressivo de câncer de pele.




Câncer de mama: como surge


Causado pelo aumento de células anormais nos seios, a doença é fruto de mutações genéticas que afetam a capacidade de divisão e reprodução das partículas, levando ao surgimento de um tumor que, quando maligno, consiste em câncer de mama.

Prevenção do câncer de mama


O autoexame das mamas através do toque é a maneira mais popular e divulgada para detectar o câncer de mama. Mas além disso, existem alguns alertas, geralmente não muito conhecidos, que precedem o reconhecimento da doença e que podem ajudar a preveni-la.

Controle os níveis de estresse


O estresse é condição relacionada à diversas enfermidades, entre elas o câncer de mama. O excesso de stress e a falta de sono prejudicam o combate à agentes estranhos ao organismo. Essa deficiência permite que as células defeituosas se multipliquem, culminando, muitas vezes, no câncer.

Cuidado com o álcool


De acordo com o INCA (Inst
ituto Nacional de Câncer ) o etanol tem efeito cancerígeno sobre as célula, fazendo com que as bebidas alcoólicas favoreçam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de mama.

Câncer hereditário não é tão comum


Muitas pessoas assumem que ter alguém na família com câncer é um atestado de que a doença também estará em seu histórico. Vale levar em consideração que menos de 10% de todos os tipos de câncer são hereditários, ou seja, transmitidos dos pais para filhos. O quadro é fortemente impactado por fatores externos como hábitos de vida.

Densidade das mamas pedem atenção


Seios mais firmes, ou seja, com tecido mamário mais rígidos podem atrapalhar o diagnóstico da doença. O risco ocorre por causa da baixa quantidade de gordura e a extensa quantidade de tecido glandular e fibroso, o que dificulta a identificação do nódulo. No exame de mamografia, a gordura aparece escura e a maior parte, chamada glandular, se apresenta clara, da mesma forma que os tumores, dificultando identificar a patologia.

Ambiente influencia surgimento da doença


A má qualidade do ar no ambiente de trabalho é um condicionante importante para o câncer movido por fatores ocupacionais. A exposição dos trabalhadores ao ar poluído ou à substâncias tóxicas durante oito horas por dia, traz riscos à saúde e pode abrir as portas para agentes cancerígenos.

Menstruação precoce e maternidade tardia


Quem menstrua antes dos 12 anos ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença. O mesmo vale para mulheres que não têm filhos ou entraram na menopausa tardiamente. Em todos esses casos, a explicação é a mesma: a maior exposição ao estrogênio, intimamente ligado ao câncer de mama. Por outro lado, ser mãe antes dos 30 e amamentar são fatores de proteção.

Início precoce da vida sexual


Conforme o INCA, certas características de comportamento sexual aumentam a chance de exposição a vírus carcinogênicos sexualmente transmissíveis. A precocidade do início da vida sexual, assim como a variedade de parceiros, tanto da mulher como do seu companheiro, estão relacionados ao maior risco de câncer do colo do útero, o que sugere que os hábitos sexuais contribuem para a propagação de agentes sexualmente transmissíveis, capazes de induzir o câncer.


Fonte: vix.com- ESCRITO POR GIULIA EBOHON - RAZOOMANET / SHUTTERSTOCK

Related

Saúde 5200237283442447830

Destaques da semana

Links indicados

item