Emenda que proíbe presos de votarem é aprovada na Câmara
Proposta foi apresentada pelo deputado Marcel van Hattem Foto: Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados O Plenário da Câmara aprovou , nesta t...
https://www.diariosobralense.com/2025/11/emenda-que-proibe-presos-de-votarem-e.html
Proposta foi apresentada pelo deputado Marcel van Hattem
![]() |
| Foto: Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados |
– Não faz sentido a pessoa que está afastada do convívio social decidir nas urnas o futuro da sociedade. É um contrassenso! Chega a ser ridículo quando dizemos em outros países que no Brasil é possível um preso votar numa eleição – disse van Hattem, que classificou o direito ao voto a esses presos como uma regalia.
Receba notícias do Diário Sobralense no Facebook, Instagram,Threads e X, e fique por dentro de tudo!
Leia também:
O relatório prevê a existência do crime de domínio social estruturado. Essa infração reúne condutas graves cometidas por facções, como o uso de violência para impor domínio territorial, ataques a forças de segurança ou sabotagem de serviços públicos.
A pena para esse crime é de 20 a 40 anos de prisão, com possibilidade de aumento de pena pela metade ou em até dois terços caso esse crime tenha sido cometido por uma liderança se houver conexão transnacional; ou se tiver o fim de obter vantagem econômica com a extração ilegal de recursos minerais; ou a exploração econômica não autorizada; ou ainda se houver violência contra autoridades ou pessoas vulneráveis.
O relator colocou no texto um trecho que permite que a Receita Federal, o Banco Central e outros órgãos fiscalizadores possam continuar executando suas medidas de perdimento imediato de bens. Além disso, o juiz poderá decretar o perdimento extraordinário de bens, independentemente de condenação penal.
Fonte: Pleno News.




