Veja fotos impactantes do maior terremoto em Taiwan em 25 anos | Diário Sobralense News

Veja fotos impactantes do maior terremoto em Taiwan em 25 anos

  Tremor já deixou nove mortos e mais de 800 feridos Créditos: Pleno News / *AE   Foto: EFE / EPA / THE CENTRAL NEWS AGENCY Um forte terremo...

 Tremor já deixou nove mortos e mais de 800 feridos


Créditos: Pleno News / *AE

 
Foto: EFE / EPA / THE CENTRAL NEWS AGENCY

Um forte terremoto de magnitude acima de 7 foi sentido em Taiwan nesta terça-feira (2) – manhã desta quarta (3) pelo horário local – sacudindo a ilha e provocando o desabamento de edifícios. Ao menos nove pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas. Outras 131 pessoas ficaram presas em meio aos danos causados pelo tremor, muitas delas em trilhas de caminhada e túneis.

Confira as fotos clicando (AQUI)

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos o tremor foi de magnitude 7,4 e ocorreu em Hualien, na costa leste de Taiwan. A Administração Central de Meteorologia de Taiwan também registrou um tremor secundário de magnitude 6,4. De acordo com a Administração Central de Meteorologia de Taiwan, este foi o terremoto mais forte a atingir a ilha em 25 anos.

O epicentro foi a cerca de 16 quilômetros abaixo da superfície da Terra, segundo Taiwan. Os tremores puderam ser sentidos por mais de um minuto na capital, Taipé, onde os noticiários mostraram imagens de edifícios tremendo.

O Corpo de Bombeiros de Taiwan disse que acredita que o número de mortes aumentará à medida que relatórios de feridos de todo o país forem recebidos. Segundo a corporação, vários prédios em Hualien desabaram parcialmente e deslizamentos de terra ao longo da costa leste tornaram inutilizável uma rodovia principal.

A Agência Meteorológica do Japão previu um tsunami de até três metros após o terremoto às 7h58 do horário local, fazendo com que fossem emitidos alertas de tsunami para Taiwan, as ilhas Okinawa do Japão e partes das Filipinas.

Logo após as 9h do Japão (21h de Brasília), as primeiras ondas com mais de 30 centímetros começaram a chegar à ilha de Yonaguni, segundo a emissora NHK. Os residentes das ilhas de Okinawa, Miyako e Yaeyama, no sul do Japão, foram orientados a ficar o mais longe possível das áreas costeiras.

A ilha de Taiwan fica no chamando Círculo de Fogo do Pacífico, que causa enorme atividade sísmica e vulcânica no Oceano Pacífico, atingindo desde a Indonésia ao Chile. A nação é regularmente abalada por terremotos. Em 2018, um tremor de magnitude 6,2 matou 17 pessoas e feriu mais de 300 em Hualien. Em 1999, o maior terremoto da história recente matou 2.400 pessoas.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Mundo 414996384959380465

Destaques da semana

Links indicados

item