Ceará tem 36 açudes sangrando e total acumulado hídrico chega aos 46% | Diário Sobralense News

Ceará tem 36 açudes sangrando e total acumulado hídrico chega aos 46%

Com as chuvas dos últimos dias, subiu para 36 a quantidade de açudes que atingiram 100% da sua capacidade. Os dados são desta segunda-feira ...

Com as chuvas dos últimos dias, subiu para 36 a quantidade de açudes que atingiram 100% da sua capacidade. Os dados são desta segunda-feira (1º), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros 15 reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.

Reprodução

O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 46% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

Os açudes Ema, em Iracema, o São José I, em Boa Viagem, o Fogareiro, em Quixeramobim e o Catucinzenta, em Aquiraz, foram alguns dos últimos a atingir a capacidade máxima.

Reserva das bacias

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Segundo o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearense se dá, principalmente, no trimestre março, abril e maio, sendo o mês de abril o que historicamente registra maior volume aportado.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, explica que o momento tem sido positivo para parte das regiões hidrográficas, a exemplo das bacias mais ao norte do Estado, mas pondera que é preciso aguardar o final da quadra chuvosa para fazer uma avaliação mais completa.

“Embora tenhamos alguns números a comemorar, é preciso ter cautela, pois estamos saindo de um período de El Niño. Então vamos aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma reavaliação. Até lá, nunca é demais lembrar do uso cauteloso e prudente da nossa água, visto que vimemos numa região semiárida e não temos certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, finalizou Tércio.

Açude Ema sangra após 15 anos

O açude Ema, no município de Iracema, sangrou após 15 anos. Com um volume total de 10,3 milhões de metros cúbicos, a lâmina de sangria alcançou 53 cm, neste domingo (31), marcando um momento significativo para a região.

As águas provenientes do vertimento do açude Ema seguirão seu curso em direção ao Açude Figueiredo, o quinto maior em capacidade no estado.

O manancial é responsável pelo abastecimento do distrito do Ema. Com as últimas precipitações na região do Médio Jaguaribe, cresceu para quase 30% o nível acumulado na bacia, assinalando avanço no aporte em relação aos últimos meses.

Lista de açudes sangrando:

Acaraú Mirim
Angicos
Aracoiaba
Arrebita
Caldeirões
Catucinzenta
Cauhipe
Diamantino II
Do Batalhão
Ema
Fogareiro,
Forquilha
Frios
Gameleira
Gangorra
Gerardo Atimbone
Germinal
Itapajé
Itapebussu
Itaúna
Jerimum
Missi
Patos
Quandú
Rosário
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Domingos
São José I
São Mateus
São Pedro Timbaúba
São Vicente
Sobral
Tijuquinha
Tucunduba
Várzea da Volta

Fonte:  G1CE


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 1262750427847408853

Destaques da semana

Links indicados

item