Mais de 120 pessoas estão aguardando cirurgia em Santa Quitéria; Santa Casa de Sobral tem a maior fila de espera | Diário Sobralense News

Mais de 120 pessoas estão aguardando cirurgia em Santa Quitéria; Santa Casa de Sobral tem a maior fila de espera

Muitos sofrem com dor e incapacidade enquanto aguardam por este momento, o que afeta sua qualidade de vida e pode levar a complicações adici...

Muitos sofrem com dor e incapacidade enquanto aguardam por este momento, o que afeta sua qualidade de vida e pode levar a complicações adicionais

Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ

Agência Diário

Mesmo com programas estaduais e nacionais para reduzirem a fila de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 120 pacientes do município de Santa Quitéria continuam a espera no sistema, para realizarem seus procedimentos, que não são considerados de urgência. Muitas estão nessa fila há anos. Os dados são da Secretaria de Saúde do Ceará, através do IntegraSUS.

Até esta quinta (14), 127 pessoas aguardavam a marcação em 18 hospitais credenciados de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Canindé e Santa Quitéria, para as especialidades de oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, unidade de referência na região Norte, é onde há o maior número de quiterienses na espera pela cirurgia, num total de 53 pessoas.

Clique aqui e confira a lista de espera.

Muitos sofrem com dor e incapacidade enquanto aguardam por este momento, o que afeta sua qualidade de vida e pode levar a complicações adicionais. Cerca de 17 pacientes estão num grau de risco de deterioração clínica iminente e necessitam de hospitalização com urgência, enquanto outros 11 estão com as atividades diárias completamente prejudicadas e risco de incurabilidade.

O Programa Estadual de Redução de Filas realizou em 2023, 252 cirurgias eletivas em pacientes de Santa Quitéria e neste ano, contando março, já foram 49. A maior quantidade de cirurgias feitas em um mês foi em outubro passado, com 39 procedimentos. O Governo do Estado anunciou que vai contratar médicos para viabilizar principalmente, os casos de ombro, joelho e quadril, que são os mais recorrentes.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 6910300240662882904

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item