Sobral tem atualmente oito pontos de despejo de esgoto sem tratamento na natureza | Diário Sobralense News

Sobral tem atualmente oito pontos de despejo de esgoto sem tratamento na natureza

As multas no intimidaram os administradores do Saae que ignoram os crimes ambientais Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso Foto: Chico...

As multas no intimidaram os administradores do Saae que ignoram os crimes ambientais

Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Foto: Chico Nildo/Sistema Paraíso

Apesar de ter sido denunciado no Ministério Público do Ceará (MPCE) e na Assembleia Legislativa do Ceará pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues, por crimes ambientais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae), continua jogando esgoto inatura na natureza, o que é considerado crime ambiental. Pelos crimes o órgão foi multado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em três estações de elevação dos bairros Belchior, Cohab I e Renato Parente II.

As multas não intimidaram os administradores do Saae que ignoraram a recomendação do MPCE e o despejo de esgoto sem tratamento na natureza é explícito. Os riachos que cortam o perímetro urbano de Sobral e que são afluentes do Rio Acaraú, viraram esgoto a céu aberto visível a qualquer pessoa.

O Sistema Paraíso identificou os oito vazamentos de esgoto que atingem os mananciais da região. Às margens do Rio Acaraú é possível encontrar ao longo de seu perímetro urbano várias galerias de drenagem de água de chuva jogando esgoto para dentro do manancial.

O segundo e o terceiro estão localizados às margens dos riachos Mucambinho e Pajeú. Destes dois o pior fica na avenida Parque Mucambinho onde, de acordo com informações de fontes do próprio Saae, o esgoto da Santa Casa é despejado sem tratamento.

O quarto ponto de despejo de esgoto puro na natureza fica na avenida Cel. José Euclides Ferreira Gomes no trecho próximo ao Parque de Exposição João Pessoa Dias em Sobral. Neste trecho há muito tempo uma tubulação de esgoto do Saae vaza para a vegetação e se acumula em lagoas da região.

O quinto ponto está localizado em uma lagoa às margens da avenida Cleto Ferreira da Ponte, próximo à rotatória da Cohab III e do Cachoeiro. Segundo informações é do conhecimento do Saae que o esgoto do edifício Ícone é despejado nesta lagoa.

O sexto fica na Estação de Tratamento de Esgoto da Cohab I, onde atrás da estação o esgoto está sendo jogado sem tratamento para um riacho que passa nos fundos das residências da rua Antônio Peixoto na Cohab I.

O sétimo está localizado na avenida Joaquim Lima Feijão ao lado da fábrica de laticínios Lassa. Neste ponto a Estação de Elevação de Esgoto quando atinge seu nível máximo os afluentes vazam por cano e cai na lagoa da Lassa como é conhecida pelos moradores. A lagoa transborda para o rio Oiticica.

O oitavo está localizado na Lagoa da Fazenda que também recebe os afluentes do riacho Pajeú e de uma galeria de água pluviais. A lagoa em junho de 2023 estava passou por uma limpeza quando seu nível estava baixo e curiosamente sem chuva atualmente seu volume está acima do que estava em junho.

Todas as tentativas de contato do Portal Paraíso com a assessoria de imprensa do Saae não foram atendidas.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Sobral 7119851434747273160

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item