Projeto de lei propõe CNH para analfabetos no Ceará | Diário Sobralense News

Projeto de lei propõe CNH para analfabetos no Ceará

Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros não alfabetizados são impedidos de obter a CNH. Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ Agência Bras...

Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros não alfabetizados são impedidos de obter a CNH.

Créditos: Raflézia Sousa / AVSQ

Agência Brasil/Marcello Casal Jr

A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil) apresentou um projeto de lei no Ceará para possibilitar que pessoas analfabetas obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, que precisa ser aprovada na Câmara, destaca que a capacidade de ler e escrever não deve ser o único critério para dirigir com segurança.

“A habilidade de ler e escrever não é o único fator determinante para a capacidade de dirigir com segurança. Ressalta-se também que os avanços tecnológicos facilitaram o funcionamento do veículo, isto é, hoje conduzir um carro é uma tarefa que requer muita atenção, porém que dispensa um nível mais elevado de entendimento técnico e intelectual”, explica ela, segundo o Jornal Opinião.

Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros não alfabetizados são impedidos de obter a CNH. O projeto não elimina a exigência de prova, mas permite adaptações para avaliação audiovisual.

A iniciativa segue uma proposta semelhante apresentada em 2023 pelo deputado André de Paula (PSD-PE), que argumenta que analfabetos também devem ter o direito de conduzir veículos.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 4662622582989097429

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item