Sefaz-CE anuncia alíquotas e datas do IPVA 2024 | Diário Sobralense News

Sefaz-CE anuncia alíquotas e datas do IPVA 2024

O órgão divulgará as alíquotas e o calendário de pagamento de tributo nesta quarta-feira (27). Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso F...

O órgão divulgará as alíquotas e o calendário de pagamento de tributo nesta quarta-feira (27).

Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Foto: Thiara Montefusco/Site Governo do Ceará

Os proprietários de veículos automotores no Ceará já podem se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulga nesta quarta-feira (27), as alíquotas e o calendário de pagamento do tributo, que varia de acordo com o tipo e o valor do veículo.

Segundo o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, que apresentou os dados em coletiva para a imprensa, na sede do Fisco, o IPVA 2024 foi calculado com base no levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos, e pelo Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

O secretário informou que o imposto poderá ser pago em até seis parcelas mensais, sem juros, ou em cota única, com desconto de 5%. O pagamento da primeira parcela ou da cota única deverá ser feito até o dia 31 de janeiro de 2024. As demais parcelas terão vencimento no último dia útil de cada mês, até junho de 2024.

O secretário destacou que algumas categorias de veículos estão isentas do pagamento do IPVA, como as pessoas com deficiência, os proprietários de máquinas agrícolas, os taxistas, os ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, os micro-ônibus, as vans, as topics, e os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

O secretário também ressaltou que o pagamento do IPVA é importante para garantir a arrecadação do Estado, que é revertida em benefícios para a população, como obras de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.

Para consultar o valor do IPVA 2024, os contribuintes devem acessar o site da Sefaz-CE (www.sefaz.ce.gov.br) ou baixar o aplicativo Ceará App, disponível para Android e iOS. No site ou no aplicativo, é preciso informar o número do Renavam e a placa do veículo. O boleto para pagamento pode ser emitido pelo site, pelo aplicativo ou nas unidades de atendimento da Sefaz-CE.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Ceará 671513601703783297

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item