Mais um crime ambiental é flagrado em estação de elevação de Esgoto do Saae | Diário Sobralense News

Mais um crime ambiental é flagrado em estação de elevação de Esgoto do Saae

De acordo com os servidores do Saae quando o reservatório da estação enche, os dejetos vazam pelo cano em direção à lagoa Créditos: Edwalcyr...

De acordo com os servidores do Saae quando o reservatório da estação enche, os dejetos vazam pelo cano em direção à lagoa

Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraiso

Foto: Chico Nildo/Sistema Paraíso

A Estação de Elevação de Esgoto (EEE), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (Saae), localizada na avenida Moacir Lima Feijão, ao lado da Lassa Laticínios, no grande Sinhá Saboia, está jogando esgoto sem tratamento na natureza. A equipe de reportagem do Sistema Paraíso flagrou na manhã dessa segunda-feira (18), um cano da estação jorrando esgoto na lagoa que fica às margens do rio Oiticica que derrama suas águas na lagoa da Cerâmica Cosmac.

A reportagem do Sistema Paraíso, em outra oportunidade, conversou com dois servidores que confirmaram o crime ambiental. De acordo com eles, quando o reservatório da estação chega à sua capacidade máxima, os dejetos vazam pelo cano para a lagoa da Lassa, como é conhecida.

Apesar das multas por crime ambiental expedidas pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) e das recomendações feitas pelo Ministério Público, o Sistema Paraíso identificou que há ainda vários pontos de vazamentos de esgotos para a natureza. Diante da situação, órgão como a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) que deveria atuar na fiscalização desse tipo de crime não se manifesta.

De acordo com os técnicos da Semace, que realizaram inspeção nas Estações de Tratatamento de Esgoto (ETE) e Estação de Elevação de Esgoto do Saae, a AMA não cumpriu os Acordos de Cooperação Técnica. Os técnicos sugeriram que sejam rescindidos, ou pelo menos, não renovados com o órgão, pelo descumprimento das cláusulas dos acordos.

Caso sejam rescindidos os acordos, a AMA não poderá mais emitir as licenças de operação para as estações do Saae. Pelo que foi registrado pela equipe de reportagem, os esgoto de Sobral continuam sendo despejados sem tratamento no meio ambiente e os órgãos fiscalizadores estão fazendo vista grossa.

O Portal Paraíso tentou contato com a assessoria de imprensa do Saae, mas não teve resposta.


Receba notícias do Diário Sobralense e fique por dentro de tudo!

Escolha a sua comunidade:
 WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
 Entrar no Grupo
 
TelegramEntre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo

Related

Sobral 5628844385658202334

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item