O peixe gigante com buracos misteriosos achado em Taiwan

O registro de um peixe diferentão avistado em Taiwan viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens foram gravadas por mergulhado...

O registro de um peixe diferentão avistado em Taiwan viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens foram gravadas por mergulhadores em junho e mostram uma espécie quase do tamanho de uma pessoa adulta, sem nadadeiras laterais, com escamas lisas e reflexivas e olhos grandes.

Foto: Reprodução/@_aclassic_/@chengruwang

A cena deixou os internautas se perguntando: "afinal, que peixe é esse?" Há quem diga que se trata do peixe-remo, mas especialistas consultados pelo g1 explicam que se trata de uma espécie da família Trachipteridae, do gênero Trachipterus. Segundo o biólogo Pedro Henrique Tunes, a espécie das filmagens é o peixe-fita.

Entre as principais características da espécie, estão:

Corpo alongado, mas achatado lateralmente.
Inexistência de nadadeira na parte inferior.
Olhos grandes, distantes da boca.
Parte inferior afinada.
Escamas lisas e muito próximas, que causam um efeito reflexivo.

"O peixe-remo também é bem achatado e comprido, mas a principal característica da espécie, que dá seu nome, são justamente nadadeiras em formato de remo que ficam na frente de seu corpo. Além disso, na cabeça, o peixe-remo tem uma nadadeira em vermelho-vivo, diferente do peixe-fita", explica Pedro Henrique Tunes, biólogo e divulgador científico.


Mas as espécies têm outra similaridade, que é o tamanho massivo. Enquanto o peixe-remo pode passar dos 3 metros, o peixe-fita é um pouco mais discreto, podendo medir de 1 metro a 3 metros. Em casos raros, a espécie pode chegar aos 4 metros de comprimento.

Buracos no corpo

O peixe flagrado pelos mergulhadores chamou a atenção ainda por outro motivo. Em um lado de seu corpo, é possível ver dois buracos, que também geraram curiosidade. Pedro Henrique Tunes explica, no entanto, que não existe um grande mistério sobre essa característica.

"Esses buracos são bastante comuns em animais marinhos grandes. Eles são causados pelo tubarão charuto, uma espécie que já foi encontrada aqui no Brasil e é conhecida por se alimentar de pequenos pedaços de suas presas".

Diferente de outras espécies de tubarão, que matam e se alimentam de todas as partes possíveis de seus alvos, o tubarão charuto dá mordidas e nem sempre mata sua presa. Aqueles que sobrevivem ficam com as cicatrizes em formas de buraco.

Fonte: G1

Related

Mundo 3410013789476447601

Destaques da Semana

Links Parceiros:

Siga o Diàrio Sobralense

Total de visualizações

Divulgue sua marca com a gente

Divulgue sua marca com a gente
WhatsApp: (88) 9.9971.8031

Clima/Tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

item