Três dos maiores açudes da Bacia do Acaraú podem sangrar juntos pela primeira vez | Diário Sobralense News

Três dos maiores açudes da Bacia do Acaraú podem sangrar juntos pela primeira vez

A tríade do Acaraú está perto de sangrar pela primeira vez na história, o que deixa em alerta cidades como Sobral, Santana do Acaraú, Morrin...

A tríade do Acaraú está perto de sangrar pela primeira vez na história, o que deixa em alerta cidades como Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marcos, Cruz e Acaraú.

Créditos: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

O açude Jaibaras sangrou na tarde dessa segunda-feira (3), com 5mm de lâmina de água - Fotos: Rivaldo Santos

A sangria do açude Jaibaras nessa segunda-feira (3), traz a esperança de que o Taquara também sangre pela primeira vez e o Araras depois de três anos sem sangrar.

A bacia hidrográfica do Acaraú está perto de ter pela primeira três dos seus principais açudes sangrando juntos. O Jaibaras, em Sobral, quarto maior da bacia, sangrou na tarde dessa segunda-feira (3), por volta das 16h, com 5mm. O Taquara, em Cariré, segundo maior, na manhã desta terça-feira (4) estava com 91,24%, faltando apenas 60cm para sangrar. Já o açude Araras, em Varjota, o maior da bacia, na manhã desta terça-feira, estava com 91,06%, faltando 76cm para sangria.

De acordo com dados do Portal Hidrográfico, do governo do estado, que monitora os açudes públicos no Ceará, nos três primeiros dias de abril o Jaibaras acumulou uma recarga de 8,12 milhões de metros cúbicos (hm³) de água, cerca de 2,70hm³ por dia. O Taquara acumulou 34,33hm³, cerca de 11,44hm³ por dia. O Araras 58,51hm³, cerca de 19,50hm³.

Considerando o volume de água que os três açudes já acumularam no início de abril, se continuar com a média de aporte por dia, a tão esperada sangria da tríade do Rio Acaraú, poderá se concretizar em breve. Nestes três dias, o Araras, o Taquara e o Jaibraras acumularam juntos 100,96hm³, o que dá para transbordar dois açudes do tamanho do de Forquilha.

Para alcançar sua capacidade máxima o Taquara precisa de 28,11hm³. Observando a recarda diária de 11,44hm³, que recebeu em três dias, sangraria até quinta-feira (6). O Araras precisa de 76,85hm³ para transbordar, com seus 19,50hm³, de recarga em três dias, o reservatório sangraria na sexta-feira (7).

O bom aporte de água acumulado nestes reservatórios é uma boa notícia, no sentido de reserva para as cidades abastecidas por estes, mas o que preocupa a população ribeirinha é o volume de água que será lançada no leito do Rio Acaraú que poderá causar inundação.

A Bacia do Acaraú, com 15 açudes, está atualmente com 86,15% de sua capacidade, com 7 açudes acima de 100% (sangrando) e três acima de 90%, que são Araras, o Taquara e Jatobá II em Ipueiras. Dos açudes com maior capacidade da bacia, o Edson Queiroz, localizado em Santa Quitéria, é o único que está com volume ainda considerado baixo, comparados aos demais, com apenas 60,68%.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Ceará 6284962650287872067

Destaques da semana

Links indicados

item