Milhares de peixes são encontrados mortos dentro de canal, em Marco/CE | Diário Sobralense News

Milhares de peixes são encontrados mortos dentro de canal, em Marco/CE

 Milhares de peixes morreram no canal principal Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, no município de Marco . Entre as espécies, estão tilápias, ...

 Milhares de peixes morreram no canal principal Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, no município de Marco. Entre as espécies, estão tilápias, curimatãs, traíras e tucunarés.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Reprodução

A morte dos peixes está relacionada à baixa oxigenação das águas, decorrente do acúmulo de matéria orgânica carregada pelas chuvas, de acordo com nota técnica da gerência do perímetro do Baixo Acaraú.

O documento destaca que o volume de matéria orgânica ocasiona a fermentação do material depositado e pelo processo natural de degradação biológica, consome o oxigênio dissolvido da água, causando a morte excessiva de peixes.

“Essa água do rio é bombeada diariamente para os canais, no entanto, durante o período chuvoso, o bombeamento praticamente não ocorre. O problema só aparece no canal principal, no trecho entre a adutora principal e o vertedouro bico de pato, haja vista não haver queda de do fluxo de água nesse trecho”, destaca a nota.

Nas redes sociais, moradores da região relacionaram o caso ao uso de agrotóxicos nas plantações no entorno da irrigação.

Conforme a nota da gerência do perímetro, qualquer informação de que esse incidente é proveniente de agrotóxicos nas águas do canal, é “totalmente improcedente”.

“Quanto à análise da qualidade da água dos canais, essas análises foram feitas recentemente e acusava exatamente a baixa DBO, que foi agravada pelo excedente de matéria orgânica, carreada para o rio”, justifica.

Fonte: Diário do Nordeste

Related

Ceará 9005649756376786214

Destaques da semana

Links indicados

item