Deputada do PSol pede ao MPF prisão de Bolsonaro por tráfico internacional de armas | Diário Sobralense News

Deputada do PSol pede ao MPF prisão de Bolsonaro por tráfico internacional de armas

Bolsonaro trouxe em avião da FAB fuzil que ganhou de príncipe árabe; deputada apontou três crimes ao Ministério Público Federal Créditos: Gu...

Bolsonaro trouxe em avião da FAB fuzil que ganhou de príncipe árabe; deputada apontou três crimes ao Ministério Público Federal

Créditos: Guilherme Amado, Eduardo Barretto / Do Metrópoles

Foto: Valdenio Vieira/PR

A deputada federal Luciene Cavalcante, do PSol de São Paulo, pediu nesta sexta-feira (10/3) ao Ministério Público Federal (MPF) a prisão preventiva de Jair Bolsonaro por tráfico internacional de arma de fogo, peculato (roubo praticado por servidor público) e improbidade administrativa. Mais cedo, a coluna mostrou que o então presidente trouxe em outubro de 2019, num avião da Aeronáutica, uma pistola e um fuzil que ganhou de um príncipe árabe numa viagem oficial aos Emirados Árabes.

De acordo com Cavalcante, Bolsonaro cometeu o crime de tráfico internacional de arma de fogo por ter chegado ao Brasil sem declarar ou registrar os armamentos. O fuzil, particularmente, dependeria de outra autorização, uma vez que trata-se de uso restrito.

O ex-presidente possivelmente cometeu peculato ao ter se apropriado de bens públicos ao tomar para si presentes dados à Presidência. Bolsonaro teria, ainda, cometido improbidade administrativa ao descumprir uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que envolveu outros presentes recebidos pela comitiva presidencial nessa viagem de 2019.

No mês passado, o TCU ordenou a devolução de relógios de luxo e considerou que os itens violam as regras do tribunal. Ministros do TCU ouvidos pela coluna afirmam que, em tese, o caso das armas deve seguir o mesmo entendimento.

“O ex-presidente Bolsonaro trouxe armas no avião presidencial. Isso caracteriza os crimes de peculato, porte ilegal de armas de fogo e tráfico internacional de armas de fogo, um crime hediondo. Além de improbidade administrativa, por ter violado o acórdão do TCU”, afirmou a deputada Luciene Cavalcante.

A arma foi entregue a Bolsonaro dentro do avião da Força Aérea Brasileira, e, segundo integrantes da comitiva, o ex-presidente cumpriu todos os procedimentos formais relacionados à arma. Comunicou ao Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, encarregado do registro desse tipo de armamento, e à Receita Federal, ao pousar em Brasília.

Segundo a deputada do PSol, o ex-presidente também cometeu improbidade administrativa ao descumprir uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que envolveu outros presentes recebidos pela comitiva presidencial na mesma viagem em 2019.

Integrantes da comitiva de Bolsonaro relataram que o ex-presidente ganhou o fuzil de um príncipe de uma família real dos Emirados Árabes, mas não souberam precisar qual.

Receba notícias do Diário Sobralense pelo Google Notícias | Facebook | Twitter | Telegram

Related

Brasil 473423339388048856

Destaques da semana

Links indicados

Total de visualizações

Rádio Online ao Vivo

Jornal Paraíso

R DIAS CONSTRUÇÕES

Siga-nos nas nossas redes!

item